O Grupo Enjoei anunciou nesta terça-feira (19/12) a compra de 25% da rede de franquias de brechós Cresci e Perdi, especializada em roupas e acessórios infantis. O valor aportado inicialmente foi de R$ 30 milhões, e a garantia da opção de aquisição do controle da empresa vai até 2028. Os valores finais serão ajustados por métricas operacionais definidas entre as partes. Essa é a segunda aquisição da Enjoei no ano: em julho, a empresa havia comprado o marketplace Elo7.
A Cresci e Perdi foi fundada em 2014 no interior paulista pela empreendedora Elaine Alves, logo após o nascimento de seu primeiro filho. Atualmente, tem 550 lojas negociadas e 434 em operação, com vendas exclusivamente offline. A marca divulga ter atendido mais de 4 milhões de clientes em 2023 e projeta encerrar o ano com faturamento de R$ 700 milhões.
“A partir de agora, um novo capítulo se inicia para nós. É uma honra integrar-se ao Grupo Enjoei, uma empresa liderada por fundadores que, assim como eu, são altamente motivados a transformar o cenário do consumo no Brasil e que comandam uma marca que é referência na venda online de artigos usados de moda & lifestyle”, diz Elaine.
Com a aquisição, a Enjoei pretende ampliar seus canais de venda, adentrando o varejo físico, e absorver o know-how da Cresci e Perdi em estratégias comerciais e operacionais, sobretudo pela similaridade do negócio. A empresa, inclusive, pretende abrir lojas com a marca Enjoei no primeiro trimestre de 2024, que terão foco em moda adulta e também serão negociadas por franquias.
As lojas da Cresci e Perdi não devem ser convertidas para Enjoei, de acordo com Saulo Alves, diretor de expansão e operações da marca. No entanto, é esperado que os franqueados atuais da marca diversifiquem os negócios abrindo unidades da Enjoei. Atualmente, cerca de 60% da rede Cresci e Perdi é operada por multifranqueados. A rede trabalha com formatos que demandam investimentos iniciais que vão de R$ 129 mil, para cidades a partir de 40 mil habitantes, a R$ 420 mil, para municípios com mais de 100 mil habitantes.
Saulo conta que a aproximação com a Enjoei aconteceu por meio de assessores da empresa e que as primeiras conversas buscaram entender de que forma as pessoas poderiam agregar ao negócio. “Primeiro analisamos as pessoas, para depois ver como as empresas poderiam se agregar”, diz.
Os franqueados da Cresci e Perdi foram notificados da decisão na noite da última terça-feira (19) e, de acordo com o executivo, estão animados. “Foi um nome que eles gostaram e já reconheciam a Enjoei como uma potência, com uma visibilidade muito grande”, afirma.
Além da abertura das lojas Enjoei, a parceria visa a dobrar o número de unidades da Cresci e Perdi no médio prazo. Elaine segue na liderança da rede como diretora-presidente, enquanto seu primo e sócio, Saulo, permanece como diretor de expansão e operações. Tiê Lima e Ana Luiza McLaren, CEO e presidente do Conselho de Administração do Grupo Enjoei, respectivamente, integrarão o Conselho de Administração da Cresci e Perdi.
Franquias:
“Estamos avançando em uma nova avenida de crescimento, passando a atuar em um mercado que compreende mais de 120 mil lojas de produtos second hand no Brasil, e acreditamos que esta é a forma mais eficiente para consolidar um mercado fragmentado e com alto potencial de crescimento”, diz Lima, da Enjoei.
Além do know how e da base de franqueados da própria Cresci e Perdi, a Enjoei vê como sinergia o aumento da base de clientes, que se soma ao já adquirido com a compra do Elo7, e os benefícios logísticos e de operação, uma vez que poderá usar as lojas físicas como pontos de apoio para as vendas dos e-commerces. Saulo diz que essa estratégia ainda será desenhada.
A Cresci e Perdi, por outro lado, vê como oportunidade de ganho o aprendizado com a tecnologia utilizada pela Enjoei para a estruturação do negócio, em elementos como precificação. Vendas digitais não estão nos planos no curto prazo. “O objetivo, por enquanto, é fortalecer os franqueados”, diz.