A poucos dias do Natal, o clima é de entusiasmo entre os micro e pequenos empreendedores. Pelo menos isso é o que diz um estudo realizado pela SumUp, empresa de soluções financeiras. De acordo com o levantamento, 62% dos donos de negócios estão otimistas para as vendas no período. Mais da metade (52%) disse preferir o Natal à Black Friday. Os resultados do estudo foram compartilhados em primeira mão com PEGN.
“Ainda que a Black Friday movimente nossa economia e seja importante para grandes varejistas, quando analisamos o recorte de pequenos negócios, enxergamos que as melhores oportunidades de vendas para eles estão no Natal”, afirma Mariana Lazaro, CFO da SumUp para as Américas. A empresa ouviu 1.884 empreendedores, que são clientes de sua plataforma, entre 7 e 11 de novembro de 2023, em todas as regiões do país.
O Natal se destaca frente à Black Friday para os empreendedores que trabalham com estética e beleza (69%), seguido pelos de venda de roupas (65%). Esses, inclusive, são os segmentos mais otimistas para as vendas de fim de ano. Em cosméticos o otimismo chega a 76% e em vendas de roupas, a 71%.
O otimismo para o Natal é ainda maior que a média na região Norte (75,7%). Em contrapartida, o Sudeste se mostrou o mais reticente, com 56,9%. O Norte e o Centro-Oeste são as duas regiões que mais apontam o Natal como melhor data para vendas, em comparação com a Black Friday, com 59% e 56%, respectivamente.
Mais da metade dos entrevistados (57%) disseram que o Natal, por si só, gera otimismo, por ser uma boa data para as vendas. Outros 27% disseram que trabalham com produtos e serviços que têm relação direta com a data, o que potencializa o consumo.
Cerca de 3% se dizem pessimistas com o Natal. Destes, 41% avaliam que a economia piorou e que isso deve impactar negativamente as vendas. Outros 31% dizem que seus produtos e serviços não têm relação com a data.