Portal BEI

Shopee compra unidade de crédito da fintech Blu | InvestNews

Fonte: Reuters

A Shopee acertou a aquisição integral da unidade de crédito da fintech brasileira Blu, que tem a firma norte-americana de private equity Warburg Pincus como investidora.

O negócio consta como aprovado, sem restrições, pela Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), conforme decisão publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União (DOU).

A recomendação da superintendência vira uma aprovação efetiva pelo órgão regulador, caso não haja manifestação pelo Tribunal do Cade ou recursos por terceiros interessados no prazo de 15 dias.

Logotipo da Shopee na entrada do escritório da empresa em Cingapura. 5/3/2021. REUTERS/Edgar Su

Com o movimento, a Shopee, unidade da empresa de Cingapura Sea, visa apoiar o crescimento dos negócios no país, cortar custos e simplificar a operação ao iniciar a oferta direta de crédito ao consumidor, encerrando uma parceira atual destinada a esse fim, conforme documento regulatório enviado pelas partes ao Cade em novembro.

Para Blu, que detém uma plataforma de gestão de recebíveis digitais e tem operação focada no varejo, “a operação proposta permitirá simplificar operações e economizar custos ao descontinuar um negócio que o Grupo Blu não pretende mais explorar”, acrescentou o documento.

O valor da operação não consta nos autos do processo no Cade. A Shopee e a Warburg Pincus não responderam imediatamente a pedido de comentários. Não foi possível contatar a Blu de imediato.

O documento não cita nominalmente qual é o parceiro atual da Shopee no segmento de crédito. No entanto, a Shopee é cliente da QI Tech que, assim como a Blu Crédito, opera como Sociedade de Crédito Direto (SCD) ante o Banco Central — um modelo em que fintechs usam capital próprio para oferecer empréstimos.

Procurada, a QI Tech não respondeu imediatamente a pedido de comentários.

Para você: Os principais tópicos para começar bem o dia!

Veja também

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!