A leitura é uma prática essencial para qualquer empreendedor ou profissional que deseje expandir seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades.
No Mês Internacional das Mulheres, PEGN pediu a empreendedoras que sugerissem obras que as inspiraram em seus negócios — todas escritas por mulheres.
Veja as indicações a seguir:
Pra Vida Toda Valer a Pena Viver – Ana Claudia Quintana Arantes
Na visão Ana Isabel Carvalho Pinto, fundadora da loja virtual para roupas de luxo Shop2Gether, o livro tem reflexões interessantes sobre a vida. “A obra ensina a construir uma jornada que reconhece as grandes transformações que o tempo traz e mostra a falta de preparo cultural para o envelhece, com dicas para mudanças necessárias que podem facilitar essa trajetória”, afirma. “O livro nos inspira a reavaliar nossos comportamentos durante a jornada da vida, equilibrando pessoal e profissional, garantindo longevidade e saúde ao meu futuro profissional.
A Grande Magia – Elizabeth Gilbert
A autora do sucesso Comer, Rezar e Amar conta sobre experiências pessoais e aprendizados que a transformaram profissional e pessoalmente. “O livro fala de criatividade de um modo muito próximo e sensível. É muito gostoso de ler. Recomendo pra qualquer pessoa que trabalhe com criatividade”, sugere Lela Brandão, fundadora da marca de roupas Lela Brandão Co.
A obra também é recomendada por Emily Ewell, CEO e co fundadora da Pantys, marca de calcinhas absorventes. “A autora conta, por meio de suas próprias vivências, que criar é uma necessidade humana, além de uma forma de expressão. O trabalho dela é uma super inspiração para mim, pois nos reconecta com a criatividade e nos ajuda a entender os altos e baixos do processo”, diz a empreendedora, acrescentando que esse pensamento se aproxima muito com o trabalho de inovação que faz em seu negócio.
Power For All – Julie Battilana e Tiziana Casciaro
O livro, que não tem tradução em português, fala sobre como navegar nas dinâmicas de poder, olhando para além das das hierarquias. A obra foi recomendada por Luana Génot, fundadora e CEO da ID_BR, organização de aceleração e promoção da igualdade racial. “Ter esses ensinamentos escritos por uma mulher, traz um olhar mais real e holístico, já que por anos e anos entendemos poder como algo masculino, sujo e distante para muitos”, diz. “É importante quebrar esta percepção para saber navegar no mundo e entender que poder não é sobre posse, mas sim algo circunstancial e que todos temos de alguma forma. Precisamos melhorar as dinâmicas para que cada um possa exercer seu poder de formas mais plenas.”
Faça Acontecer-Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar – Sheryl Sandberg
Andrea Miranda, CEO e cofundadora da agência de trade marketing Standout, diz que o livro da ex-COO da Meta a ajudou no início de seu negócio. “A escritora faz uma análise de comportamentos humanos, comparando como eles são vistos quando performados por uma mulher ou por um homem”, diz a empreendedora, acrescentando que a obra incentivou que ela se arriscasse mais tivesse mais sucesso.
Meu Jeito de Fazer Negócios – Anita Roddick
Alcione Pereira, fundadora e CEO da startup de redução de desperdícios de alimentos Connecting Food, teve o primeiro contato com o livro escrito pela fundadora da The Body Shop aos 16 anos. “Sua filosofia de empresa como plataforma transformadora no mundo me inspirou profundamente”, diz a empreendedora. “Anita Roddick me ensinou que o sucesso não se limita a lucros, mas se traduz em um compromisso com valores éticos, sociais e ambientais. Sua história me impulsiona a construir um futuro onde os negócios geram impacto positivo no mundo, conectando pessoas e recursos de forma sustentável.”
Powerful – Patty McCord
A obra, escrita pela ex-chefe de talentos da Netflix, aborda como construir uma cultura corporativa de liberdade e responsabilidade. “Ajudou-me muito a me compreender enquanto líder. Fala sobre situações difíceis, liderança, cultura de alta performance para os novos tempos, e como é preciso se reinventar sempre”, diz Carolina Kia, cofundadora da weme, consultoria de design e tecnologia.
A Coragem de Ser Imperfeito – Brené Brown
Brené Brown é uma palestrante de Ted Talk. “Em seu livro, ela explora a ideia de que vulnerabilidade é sinônimo de força e coragem, além de estar intrinsecamente ligada à criatividade, desmistificando-a como um sinal de fraqueza ou fragilidade”, acredita Carine Roos, fundadora e CEO da Newa, que diz ter aplicado o conceito em sua empresa de consultoria de diversidade e saúde emocional. “Como podemos criar um ambiente de segurança psicológica? A resposta reside na capacidade de sermos vulneráveis, de nos colocarmos em um espaço de aprendizado e conexão com outras pessoas”, afirma.
Unmasking AI: My Mission to Protect What Is Human in a World of Machines – Joy Buolamwini
A obra, sem versão em português (Desmascarando a IA: minha missão de proteger o que é humano em um mundo de máquinas, em tradução livre), aborda o racismo biométrico, mostrando como as mulheres pretas são vulneráveis aos erros da tecnologia devido à falta de reconhecimento de suas características faciais. “Sua coragem em confrontar grandes instituições e corporações em prol da justiça algorítmica é inspiradora˜, diz Patricia Lima, fundadora da Simple Organic. “Ela nos faz refletir sobre como não podemos replicar na inteligência artificial os erros da nossa sociedade atual. Afinal, a inteligência nada mais é do que uma reprodução do que nós, como seres humanos, estamos ensinando a ela. Isso se aplica também na utilização da ferramenta dentro dos nossos negócios.”
Desistir Não é Opção – Camila Farani
“Quando eu li esse livro, foi como uma porta se abrindo em minha mente. Ver uma mulher chegar a um patamar tão alto é mais do que inspirador: é reconfortante e transmite a mensagem de que todas nós podemos conquistar qualquer lugar”, diz a influenciadora digital Gabi Lopes. “O mundo dos investimentos e negócios sempre foi muito masculino, nós mulheres sempre fomos vistas como exceção. Histórias como a da Camila, que lutaram e que não desistiram de seus ideais, devem ser cada vez mais comuns.”