Foco em cidades menores e sustentabilidade são estratégias de marcas premiadas no Melhores Franquias do Brasil 2025

Fonte: Redação

Digitalização, modernização de gestão, diversificação de formatos e inovação estão no centro das estratégias de crescimento das 93 franquias cinco estrelas — o nível de excelência — do Prêmio Melhores Franquias do Brasil 2025, realizado por Pequenas Empresas & Grandes Negócios com pesquisa exclusiva da Serasa Experian. As redes vencedoras foram reveladas no último dia 24, em evento patrocinado por Caixa, Claro Empresas e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Na Morana Acessórios, eleita a Franquia do Ano, a aposta está na abertura de novas unidades em cidades médias, com formatos que vão além dos tradicionais. A marca tem hoje 284 lojas e planeja atingir 330 até o final deste ano. Boa parte do crescimento é creditado aos atuais franqueados – 35% têm mais de uma operação.

Há também um projeto de retomada da internacionalização. A Morana havia desembarcado nos Estados Unidos e em países da Europa, mas recuou em meados da década passada. “Tivemos operações, loja em Nova York, escritório em Los Angeles, Porto e Lisboa. A gente já rasgou dezenas de milhões [de reais], mas é que isso vai forjando a gente, né?”, recorda Jae Ho Lee, fundador da rede.

Desta vez, a investida é por meio de joint venture, firmada em março de 2025, com a argentina Blue Star Group (BSG). A brasileira deve abrir as portas para a expansão da Todomoda – marca de acessórios do BSG presente em dez países, entre eles Chile, Colômbia, Panamá e Uruguai –, priorizando a oferta a atuais franqueados.

A marca faz ajustes de rotas sempre que necessário, acompanhando tendências e implementando inovações. Recentemente, para atender à demanda do público-alvo – mulheres com mais de 30 anos das classes sociais A, B e C –, foi identificada a necessidade de reduzir o valor médio dos produtos, sem perder qualidade. Posicionar-se como opção entre as marcas de presente e adequar o mix foram estratégias.

Para a Doutor Sofá, rede de serviços de limpeza de estofados escolhida a Melhor Microfranquia (com investimento de até R$ 135 mil), sustentabilidade e suporte ao franqueado são pilares fundamentais. A empresa conquistou neste ano o prêmio Destaque em Sustentabilidade da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a melhor nota em Satisfação do Franqueado na pesquisa de PEGN.

“Sempre tivemos o cuidado de trabalhar com soluções seguras para o estofado, para o cliente e para o nosso operador”, afirma Raphael Quadros, CEO da Doutor Sofá. Ele alerta que, no Brasil, “há um histórico preocupante de acidentes” – incluindo explosões em apartamentos – causados pelo uso de solventes inflamáveis em processos de impermeabilização. Por isso, nenhum dos produtos desenvolvidos pela marca contém soda cáustica. Essa preocupação acompanha uma demanda por ambientes mais limpos e saudáveis que ganhou força após a pandemia. “A partir daí as pessoas passaram a olhar com mais atenção para a casa”, diz o empreendedor.

Embora 75% dos 20 mil atendimentos mensais da Doutor Sofá sejam residenciais – com tíquete médio de R$ 320 e recorrência a cada nove meses –, o mercado corporativo tem ganhado espaço. A demanda vem de bancos, cinemas, clínicas, escritórios, laboratórios, shoppings e teatros, focada na higienização de cadeiras e estofados. “O consumo consciente, de conservar e prolongar a vida útil do que já se tem, é uma tendência”, observa o CEO. Para aproveitar esse movimento, a rede capacita os franqueados a definir “quem, quando e como abordar”.

A rede projeta chegar a 330 unidades em operação até o fim do ano – o plano de expansão prevê que o país comporta 500 franquias no total. No exterior, hoje são 20 unidades em oito países, com foco nas Américas.

Cinco estrelas

No segmento de Saúde e Bem-Estar, que teve 19 franqueadoras com 5 estrelas no Melhores Franquias, a digitalização e as inovações para franqueados dividem espaço com os lançamentos para clientes. O Mercadão dos Óculos, por exemplo, lançou o Ivision, um sistema de pré-atendimento ótico que usa inteligência artificial (IA) para analisar o consumidor e recomendar produtos. Já a Oral Unic Implantes colocou em marcha um projeto com 70 melhorias operacionais, e a Orthodontic implementou prontuários digitais.

Em Alimentação, que tem 18 redes com nível de excelência no prêmio de PEGN, a diversificação de modelos e a otimização da gestão estão em alta. Giraffas e Sucão aprimoraram seus sistemas internos; a Loucos por Coxinha agora tem um formato de baixo investimento e um store-in-store (loja dentro de outra loja), ampliando presença em pontos comerciais compartilhados.

Redes como Bibi, Fuel The Eyewear Company e Hope, do segmento de Vestuário, Calçados e Acessórios, apostam em lançamentos de produtos. São itens com mais tecnologia embarcada, proposta slow fashion e que atendem a novos públicos. Em Serviços de Limpeza e Conservação, Jan-Pro do Brasil e Limpeza com Zelo investiram no uso de IA para qualificação de leads, agendamento de clientes e otimização de processos.

A digitalização está presente em segmentos que vão de Cafeteria e Confeitaria a Treinamentos e Cursos. A marca de sorveterias Gela Boca lançou um aplicativo próprio, e a The Best Açaí desenvolveu um sistema de autoatendimento para clientes. Na rede Microlins, de cursos profissionalizantes, houve adoção de IA no atendimento ao consumidor e no uso de dados voltado à gestão acadêmica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas