O sonho de trabalhar com moda sempre acompanhou Andrea Villas Boas. Ainda na pré-adolescência, a empreendedora carioca já desenhava as próprias roupas e levava os projetos para que costureiras confeccionassem. Pouco tempo depois, começou a trabalhar em chão de fábrica para juntar dinheiro e bancar o próprio estudo.
Depois de 20 anos de experiência com confecção, ela decidiu abrir um ateliê dentro de casa, o VB Atelier. Nos primeiros anos da marca, a empreendedora reinvestia no empreendimento metade do que ganhava com a produção. Hoje, produz cerca de 60 peças por mês e fatura R$ 5 mil.
Segundo Villas Boas, seu propósito é trabalhar com referências às suas origens afro-indígenas para trazer para a moda mais representatividade negra, indígena e periférica a partir de peças de qualidade e com bom acabamento. O ateliê trabalha com confecções à pronta-entrega e sob encomenda.
Além disso, a empreendedora oferece peças multifuncionais. As campeãs de venda são as saias, que podem ser usadas com diferentes amarrações e, até mesmo, como vestidos.
O ateliê da Villas Boas, que ainda funciona na sala de casa, envia seus produtos para todo o Brasil. Para 2024, ela planeja levar o negócio para um espaço comercial.
A reportagem completa foi ao ar no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Confira:
Mulher confecciona peças de moda afro e fatura R$ 5 mil por mês