Você está vivendo de forma consciente ou apenas passeando pela vida? É comum que o cotidiano seja vivenciado de forma automática, sem propósito, significado ou intenção. Mas, e se houvesse uma maneira de transformar esse padrão monótono em algo mais significativo? Fazer dos atos rotineiros um conjunto de rituais pode ser a saída.
A sugestão é de Nick Hobson, cientista comportamental e psicólogo. Em sua coluna na Inc., ele propõe a adoção de uma metodologia criada por ele e por outros colaboradores acadêmicos chamada de psicologia do ritual. Por meio dela, é possível transformar rotinas comuns em rituais simbólicos que podem agir como uma ferramenta para aliviar a ansiedade, construir conexões sociais e descobrir um significado mais profundo para a vida.
Gestão de pessoas:
Ao contrário das rotinas, os rituais são intencionais, diz o especialista. Então transformar hábitos rotineiros atribui a eles plenitude e conexão.
Defina a intenção para cada ato
Um simples cafezinho pode ser objeto de um ritual cheio de significado. Para que isso ocorra, é necessário que haja uma intenção por trás do hábito. De acordo com Hobson, o café da manhã pode ser mais do que apenas uma dose de cafeína sem sentido e se tornar um momento único para saborear o aroma, refletir sobre o dia seguinte e aproveitar conscientemente o primeiro gole. “Esse ato intencional pode reduzir a ansiedade e prepará-lo mentalmente para o dia”, diz o psicólogo.
Modificar a intenção de um hábito e torná-lo um ritual pode também, além de reduzir a ansiedade, ajudar na conexão com o outro. O especialista lembra que, em um mundo onde o isolamento é cada vez mais comum, os rituais podem criar um senso de comunidade e pertencimento. “Seja um jantar em família onde todos compartilham seu dia, seja em uma reunião semanal de equipe que começa com uma citação motivacional, esses rituais forjam laços sociais mais fortes e um senso de propósito coletivo”, afirma.
Pratique rituais no local de trabalho
É possível estender os rituais da vida pessoal para a cultura organizacional. No local de trabalho, os rituais podem promover um ambiente construído com confiança, segurança, conexão e significado, além de ajudar os funcionários a se sentirem valorizados. “Um ritual simples, como celebrar pequenas vitórias da equipe toda sexta-feira, pode reforçar a cultura de reconhecimento e positividade“, exemplifica Hobson.
Escolha os rituais mais adequados
Nem todos os rituais são benéficos, alerta o especialista. Assim como as rotinas, eles podem ficar obsoletos ou perderem o significado se não forem revisitados e atualizados periodicamente. A chave para escolher os mais adequados é mantê-los alinhados a valores pessoais e circunstâncias atuais, permitindo que eles estejam sempre em evolução.
“Rituais são mais do que apenas rotinas embelezadas. Eles são uma maneira de injetar intenção, significado e conexão em nossas vidas diárias, tanto pessoal quanto profissionalmente”, orienta Hobson. “Ao transformar hábitos mundanos em rituais conscientes, nos abrimos para a redução da ansiedade, conexões mais profundas e uma vida mais gratificante. Então, tire um momento para reconsiderar suas rotinas diárias”, escreve.