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Como a família Murakami administra 3 negócios de comida japonesa

Fonte: Redação

O restaurante Murakami, especializado em culinária japonesa, é uma das referências em alta gastronomia em São Paulo. Fundado em 2019 pelo chef Tsuyoshi Murakami, 54 anos, recebe em seu pequeno espaço 24 clientes no jantar, divididos em dois turnos de atendimento. Ele e o filho Jun, 22 anos, identificaram uma oportunidade de expandir os negócios durante a pandemia.

Inaugurada seis meses antes do início do isolamento social, a casa teve que fechar as portas para o público em março de 2020. Enquanto isso, apostaram num sistema de delivery. Como a temperatura dos alimentos é importante na culinária japonesa, utilizaram embalagens que comportavam gelo. Assim os pratos chegavam às mãos das pessoas com o mesmo frescor dos servidos no restaurante. Quando o Murakami reabriu as portas, pai e filho interromperam o serviço de entrega. Mas a semente estava plantada.

Desde que assumiu a gestão dos negócios da família no ano passado, Jun vinha planejando ampliar os horizontes. Em 2022, investiu R$ 1,2 milhão em recursos próprios para inaugurar a Motchimu, uma fusão de casa de chás importados do Japão e doçaria de motchis, os tradicionais doces da terra do sol nascente.

Oportunidade de negócio:

Assim como no Murakami, o espaço é pequeno e aconchegante para possibilitar um atendimento personalizado e atencioso. O preço varia entre R$ 120 e R$ 300 por pessoa, conforme a experiência gastronômica. A casa fecha às 20h – a ideia é que seja uma espécie de refúgio da agitação do dia a dia.

“O público é variado e formado por pessoas apaixonadas pela cultura japonesa”, conta Jun. Dependendo do dia, é possível encontrar Suzana, mãe de Jun, explicando as características dos motchis e chás servidos.

Em setembro, entrou em atividade o mais novo negócio da família, o Sushimu, casa de delivery cuja ideia surgiu na pandemia. A proposta é levar a culinária japonesa a um número maior de pessoas, mas sem reduzir a qualidade das receitas da família. Ainda em 2023 será inaugurada mais uma unidade da Motchimu num shopping da capital paulista.

O planejamento para 2024 segue uma tendência de cautela. Jun pretende escalar o Sushimu e deixar os processos mais fluidos e automatizados. Só depois disso retomará o processo de expansão. “Considerei que o momento exige ficar com os pés no chão, mas sempre de olho em novas metas.”

A estratégia é crescer aos poucos, com investimento próprio para não entrar em dívidas. A tranquilidade que caracteriza o restaurante é reflexo da serenidade com que a família lida com as finanças dos negócios.

Esta reportagem foi publicada originalmente na edição de setembro da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

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