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5 dicas para viralizar no TikTok e usar a plataforma como ferramenta de marketing

Fonte: Redação

Já imaginou usar o TikTok como uma ferramenta estratégica para o marketing do seu negócio? Apesar de ser conhecido pelas dancinhas e vídeos de humor, a plataforma não se limita a esse tipo de conteúdo. A ferramenta de busca do TikTok mostra que a hashtag empreendedorismo, por exemplo, já foi usada 9,9 bilhões de vezes. Por lá, empreendedores conseguem alcançar milhões de visualizações e duplicar ou triplicar as vendas. Foi o caso da Broglio Cerâmica, que vê os pedidos crescerem ao menos três vezes quando um vídeo viraliza.

Mas, em meio a tantos conteúdos que são produzidos diariamente, como se destacar e viralizar? PEGN conversou com João Finamor, consultor de marketing digital e professor da ESPM; Marília Freitas, consultora de marketing do Sebrae-SP; e Silvia Belluzzo, diretora de marketing para pequenas e médias empresas do TikTok e separou cinco dicas para te ajudar a crescer na plataforma. Confira a seguir:

Bombou nas redes:

1. Encontre a sua comunidade

Mais do que viralizar, para Silvia Belluzzo, do TikTok, a possibilidade de criar uma comunidade é uma vantagem que precisa ser aproveitada pelos empreendedores. “Mil pessoas curtindo o conteúdo é bastante gente. E, quando é relevante para o público, é mais importante do que chegar a milhões”, aponta.

Para conquistar essa comunidade com sucesso, é importante entender o tom de voz da sua empresa. “É preciso encontrar a identidade como marca, compreender o seu público e produzir conteúdo que faça sentido”, pontua Finamor. Se você tem um público-alvo mais jovem, por exemplo, fazer dancinhas pode ser uma opção, mas se a faixa etária for outra talvez essa não seja uma estratégia eficiente.

Testar as linhas de conteúdo que fazem sentido para a sua comunidade é uma possibilidade para o primeiro momento. Belluzzo sugere experimentar vídeos focados em mostrar o produto, em contar a história do empreendedor ou mostrar os benefícios do que está sendo vendido. Uma maneira eficaz de chegar ao seu público alvo é fazer boas legendas que utilizem palavras e hashtags chaves — afinal o TikTok já é utilizado como uma plataforma de pesquisa.

Ana Júlia Bróglio, 23 anos, responsável pela loja Broglio Cerâmica, por exemplo, faz sucesso na plataforma intercalando dois tipos de vídeo: os mais engraçadinhos, focados em viralizar, e os mais informativos, para sanar a curiosidade da comunidade.

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Alguns dos conteúdos que alcançam mais de um milhão de visualizações são os vídeos em que ela mostra “canecas aleatórias” feitas pelo avô — que foi quem começou o negócio em 1984 — e vídeos de lançamentos de canecas diferentes, como de calopsita e capivara. Com esses virais, ela chega a receber mais de 600 pedidos em 10 dias. Os outros vídeos são focados em informações sobre o processo de produção das cerâmicas.

2. Entenda o formato e acompanhe tendências

Não basta apenas criar conteúdos relacionados ao seu nicho. É importante adaptá-los para o formato do TikTok. “Precisamos entender que vamos ganhar a atenção do usuário nos primeiros segundos”, afirma Finamor. Pensar em como conquistar o internauta em poucos segundos é a primeira estratégia que deve ser levada em consideração ao começar a produzir conteúdo para a plataforma.

Marcela Moura, 28 anos, é dona da Papelaria Concurseiros e tem vídeos com mais de nove milhões de visualizações no TikTok. Para manter bons números de views em seus vídeos, a empreendedora conta que usa da estratégia apontada por Finamor. Além disso, ela ressalta a importância de prestar atenção às demandas do público e da própria plataforma. “Estou sempre atenta às tendências e consumo muito TikTok. Isso é um fator super importante, pois só assim você entende mais sobre o público e sobre a rede em si”, afirma.

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O professor também sugere que o empreendedor aposte em conteúdos com maior potencial de entrega, como desafios, hashtags e áudios em alta. Pela própria rede, é possível identificar conteúdos populares. A partir desse acompanhamento, não deixe de adequar o conteúdo que está em alta para o perfil do seu negócio. “Não pegue carona numa tendência por pegar, é preciso entender como eu traduzo isso para o que quero vender no final do dia”, reforça Belluzzo.

Para Bróglio, conhecer mais sobre a plataforma foi essencial para conseguir o tão sonhado engajamento. Antes de começar a postar por lá, ela usava o Instagram para a divulgação da marca. Em 2022, quando começou a explorar o TikTok, trouxe os Reels da rede social vizinha para o novo aplicativo. O engajamento, no entanto, não chegou, e a loja só começou a crescer por lá quando a empreendedora entendeu melhor o perfil da plataforma e passou a compartilhar vídeos narrados.

Redes sociais:

3. Interaja com os usuários

Também é importante se preocupar com os comentários e compartilhamentos que o vídeo vai alcançar. Além de se preocupar em buscar esse engajamento, o empreendedor deve cultivá-lo por meio de interações. Ele pode responder os usuários pelos comentários ou criar novos conteúdos utilizando os comments como uma chamada.

“A colaboração dos usuários pode ser argumentos de venda para você explorar. Aproveitar a oportunidade para poder posicionar produtos e serviços e inclusive utilizar isso para gerar mais e mais conteúdos”, opina Belluzzo.

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Essas interações ainda contribuem para que vídeos que já viralizaram continuem chegando a mais pessoas, segundo Freitas e Finamor.

Moura conta que um dos modelos de conteúdo que mais ajudaram as vendas da papelaria bombarem foram os vídeos mostrando as encomendas dos clientes. “Começamos a receber muitos pedidos com recado na compra: ‘Vim do TikTok, posta meu pedido por lá?’ Então virou moda comprar e ter o pedido postado, o pessoal ama.”

4. Mantenha constância nas publicações

Para Finamor, consistência e repetição são a base para manter o engajamento. Segundo o professor, depois de viralizar é importante não deixar de produzir conteúdos para a plataforma. Além disso, ele indica trazer novos vídeos com aspectos similares ao do que viralizou, como repetir a abertura, o áudio ou o formato do conteúdo.

“Para um artista, é difícil administrar [as encomendas] quando tem muitas visualizações. Então, o que eu faço é tentar intercalar. Vídeos que eu sei que darão muitas visualizações posto apenas quando as vendas estão baixas. Nos outros momentos, tento segurar o engajamento com posts mais informativos, que são interessantes, mas que sei que não têm tanto potencial de viralizar”, aponta Broglio. Para a empreendedora, viralizar o tempo todo iria impactar sua produção negativamente, então, ela criou uma outra estratégia.

Como destacado por Freitas e Finamor, o importante é sempre entender a demanda de cada público. Para Moura, por exemplo, postar todos os dias é o que mais ajuda a manter o engajamento do perfil da papelaria. “Posto tanto vídeos inéditos quanto vídeos anteriores que performaram bem na plataforma. Vídeos que não foram tão bem, eu reciclo. Reedito ou coloco outra música ou legenda para tentar performar bem, tentando adequar ao público”, explica.

5. Conquiste clientes

Depois de conquistar o sucesso nas redes sociais é essencial tentar converter parte do público em clientela. “É importante incluir a ‘chamada para ação’, que é falar para o usuário o que ele vai fazer depois de consumir aquele conteúdo: ‘visite nosso site’, ‘siga a nossa conta’”, pontua a consultora do Sebrae. Outra estratégia é dar oportunidades de desconto para que os seguidores se sintam incentivados irem ao seu site.

Marcela Moura afirma que essa estratégia tem sido importante para conversão e para saber como o engajamento tem se convertido em compras. “Desde que senti que as vendas estavam vindo do TikTok, uso um cupom de desconto para saber quem veio de lá”, explica. A empreendedora deixa o brinde na descrição do seu perfil na plataforma.

Durante a produção do conteúdo também é interessante ficar de olho no que tem maior potencial de converter a visualização em venda, dando espaço para vídeos que mostram detalhes de seu produto ou do funcionamento do seu serviço, por exemplo. “Se você vende roupas, pode mostrar detalhes de costura e acabamento, como se a pessoas estivesse com a peça na mão”, exemplifica Freitas.

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