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As estratégias de qualidade e inovação da Heineken

Fonte: Jessica Chalegra

Diretor Sênior de Negócios da Heineken, Eduardo Picarelli, compartilha insights sobre liderança, qualidade e inovação

Ser reconhecido entre os melhores profissionais de marketing não é apenas uma honra, mas também um reflexo do compromisso, dedicação e resultados alcançados ao longo da carreira. Para Eduardo Picarelli, diretor sênior de Negócios da Heineken, esse reconhecimento se materializa ao ser incluído entre os 30 principais talentos do setor na América Latina, conforme destacado pela Adlatina. Este feito não só valida suas habilidades e conquistas, mas também o posiciona como uma figura de destaque em um cenário altamente competitivo e dinâmico.

Com passagem por grandes corporações, como o Banco Itaú, Picarelli tem com sua filosofia de liderança o foco na importância da estrutura organizacional. Alinhada à estratégia, a diversidade de pensamento e background em sua equipe contribui para a inovação e sucesso. Segundo o executivo, hoje, um líder precisa ter dois fundamentos básicos quando fala em liderança para montar o time.

“Em primeiro lugar, é fundamental pensar em uma estrutura que entrega sua estratégia, ou seja, structure follows strategy; se você tem ambição de vender mais, é preciso contar com vendedores de alta performance na equipe, por exemplo. O segundo fundamento é a diversidade. Eu gosto muito de contar com um time diverso, com jornalistas, profissionais de comunicação, analistas de dados, dentre outros, com diferentes perfis e pensamentos que, ao divergir e convergir nas decisões, acabam trazendo mais criatividade e inovação disruptiva para as soluções”, comenta.

Picarelli propõe ainda, três pilares fundamentais para o marketing nas organizações: a consistência da marca e sua comunicação; o DNA da marca, sua personalidade; a qualidade do produto. De acordo com o executivo, a Heineken mantém seu processo de produção consistente há mais de 150 anos, com a mesma receita no mundo inteiro, priorizando a alta qualidade do produto em uma cerveja com puro malte.

“E quando entramos no Brasil, o país vivia um momento em que o mercado estava se ‘gourmetizando’, mas ainda de forma incipiente e não existia uma marca com maior valor agregado”, explica.

Para o executivo, a Heineken chegou na hora certa e ajudou a construir este nicho premium que praticamente não existia. Além disso, a marca ressignificou o marketing neste mercado.

“A gente tem o ‘antes e depois’ da Heineken, onde a tradicional comunicação pasteurizada deu lugar à campanhas mais criativas e disruptivas, que agregam mais personalidade e valor ao produto e possibilitam o acesso a um consumidor diferenciado e mais exigente. Mas tudo isso somente foi possível porque a Heineken é uma cerveja que não abre mão da qualidade, mesmo que isso represente um custo de produção mais alto”, pontua.

Investimento para garantir qualidade e sabor

Em um recente movimento estratégico, a Heineken anunciou investimentos significativos na construção de fábricas exclusivas. Estas instalações foram projetadas para seguir um processo específico de produção da cerveja, incluindo o armazenamento em barris deitados. Embora este método aumente o tempo necessário para a confecção, a empresa assegura que ele garante não apenas uma alta qualidade, mas também o sabor característico que tornou a Heineken tão reconhecida mundialmente.

Picarelli enfatizou a importância fundamental de garantir que o produto seja de alta qualidade e proporcione uma experiência excepcional ao cliente. Para o executivo, isso torna o processo de comercialização e venda do produto significativamente mais eficaz, com foco na excelência do produto. Além disso, o especialista enfatizou a importância da personalização das experiências oferecidas pelas marcas, tanto durante o consumo quanto no processo de compra. Essa abordagem reflete uma resposta às demandas crescentes dos consumidores por produtos e serviços que atendam às suas necessidades individuais e proporcionem experiências únicas.

 “Quando a gente traz para o mercado das bebidas, percebemos uma tendência das pessoas em querer experimentar coisas diferentes, mas também em produtos que atendam diversos lifestyles e necessidades específicas como cervejas sem glúten e sem álcool, que dobrou o consumo nos últimos anos. As empresas de bebidas vão precisar estar atentas e preparadas para entregar estes ways de diferenciação também durante a jornada de compra da bebida, seja em pontos de venda físicos, digitais e delivery”, finaliza o Diretor de Negócios da Heineken Brasil.

Foto: PH German Alvarez / Shutterstock.com / Assessoria

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