Portal BEI

ANEEL abre discussão sobre cálculo da TUST e da TUSDg para 2024-2025

Fonte: Frederico Tapia

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) abriu a Tomada de Subsídios n° 07/2024 com o objetivo de obter subsídios relativos à base de dados preliminar para o cálculo da TUST (Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão) e TUSDg (Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição para Centrais Geradoras) do ciclo tarifário 2024-2025.

O prazo para que os interessados enviem suas contribuições é até dia 2 de maio por meio do e-mail [email protected] ou por meio do protocolo digital da ANEEL, disponível em https://www.gov.br/aneel/pt-br/canais_atendimento/processo-eletronico/protocolo-digital.

A Agência disponibilizou em seu site os documentos relacionados ao tema, entre eles a Nota Técnica nº 54/2024-STR/ANEEL, que faz uma análise sobre o cálculo da TUST e da TUSDg para este ano e o próximo. Clique aqui para acessar.

O que são essas tarifas?

Bernardo Marangon, sócio administrador da Exata Energia, esclarece que a TUST é cobrada dos consumidores ou geradores que se conectam diretamente na rede básica, sendo calculada de forma diferente entre o consumidor e o gerador.

Ao passo que a TUSDg é a tarifa de uso do sistema de distribuição associada ao Gerador. Ou seja é a tarifa de demanda que o cliente de geração paga para se conectar na rede da distribuidora de energia


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!