Portal BEI

Acessibilidade para inovação

Fonte: Cid Torquato

Primeiramente, é com grande honra que aceito o convite do Grupo Padrão para compartilhar conhecimento sobre acessibilidade e protagonismo das pessoas com deficiência nas relações de consumo e na sociedade como um todo.

Meu histórico de parceria com o ecossistema Consumidor Moderno e outras iniciativas do grupo começou em 2001, colaborando para o desenvolvimento dos negócios eletrônicos, do e-business no Brasil. Retomamos, agora, com foco em UX e na experiência do consumidor com deficiência.

Na verdade, vivo diariamente estas questões como tetraplégico, militante e CEO do ICOM, nossa plataforma de atendimento em Libras por videochamada. Estou entusiasmado com a perspectiva de trazer para discussão temas de vanguarda, inovadores, por isso batizamos o conjunto de minhas futuras intervenções de “Acessibilidade para Inovação”.

A ideia central é promover o conhecimento e a valorização do conceito de acessibilidade em todas as suas formas, dimensões e aplicações. Atualmente, acessibilidade ainda é uma temática subestimada e pouco valorizada. Nosso objetivo é demonstrar que acessibilidade deve estar em um patamar de importância estratégica, transcendendo o âmbito operacional, assistencial e assistencialista, tornando-a elemento imprescindível no planejamento de empresas, governos e organizações em geral.

Neste contexto, acessibilidade deve ser contemplada e incorporada by design desde a concepção, da gênese de qualquer projeto, permeando todos os seus estágios, como um filtro ou uma nova ótica, garantindo acesso, inclusão, segurança e conforto para todos, não apenas para pessoas com deficiência.

Hoje, ainda vemos muita gente entendendo e fazendo uso da acessibilidade como se fosse algo tópico, como uma camada de recursos acessíveis e assistivos a ser colocada na conclusão dos projetos, encarecendo e, muitas vezes, inviabilizando a acessibilização necessária!

Resumindo, o que queremos é que acessibilidade se torne estrutural e, consequentemente, estruturante, permitindo a participação de pessoas antes excluídas, que passam a poder contribuir, potencialmente, com ideias e visões diferenciadas, inclusivas e inovadoras!

E é exatamente nesse momento que se dão as condições para que a acessibilidade fomente a inovação, sempre contemplando a participação de todos, já tendo como norte o idealismo do Desenho Universal!

Conto com você, caro leitor/internauta (ainda se usa esta expressão?), para o sucesso deste novo desafio, o de explorar o universo da acessibilidade e contribuir cada vez mais para o protagonismo das pessoas com deficiência na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e intrinsecamente inovadora.

Cid Torquato é advogado e CEO do ICOM. Foi Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo entre 2017 e 2021 e Secretário Adjunto de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência entre 2008 e 2016. É autor do livro “Empreendedorismo sem Fronteiras – Um Excelente Caminho para Pessoas com Deficiência”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!