Portal BEI

Ibovespa renova máxima histórica; S&P eleva rating do Brasil e agita Bolsa – TradeMap – Seus investimentos na melhor direção

Fonte: Equipe TradeMap

Logo-Agência-TradeMap

Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Foto: Shutterstock / Alf Ribeiro

Nesta terça-feira, 19, o Ibovespa – principal índice da B3 – renovou máxima histórica no fechamento, em alta de 0,59% aos 131.851 pontos. O índice acumula alta de 20,15% em 2023, até o fechamento de hoje.

O destaque do dia foi a elevação do rating do Brasil de ‘BB-‘ para ‘BB’, com perspectiva estável, pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P), por volta de 15h30 (de Brasília). Em nota, a agência afirmou que espera uma correção fiscal gradual, sabendo que os déficits fiscais ainda permanecerão elevados. De forma geral, a elevação indica uma melhoria na avaliação da capacidade do Brasil de cumprir seus compromissos financeiros.

A notícia agitou a Bolsa Paulista, repercutindo de imediato entre os investidores, que passaram a negociar com viés de alta em forte volume a partir das 15h30. O dólar no mercado à vista, fechou forte queda de 0,81%, cotado a R$ 4,8648.

No mundo corporativo, o Itaú BBA emitiu relatório rebaixando a recomendação dos papéis da Gerdau (GGBR4), de compra para neutra, com resultados fracos em 2023 potencializados pela queda nos preços do aço nesse ano e projetando para 2024 um ambiente de pressão com alta competitividade e margens encolhidas, podendo limitar o pagamento de os dividendos pela empresa. Os investidores reagiram à publicação dos analistas e (GGBR4) fechou em queda de 2,46% cotada a R$ 22,96 por ação.

Pela manhã, o Banco Central do Brasil divulgou a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), quando decidiu reduzir a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 11,75% ao ano.

Ao analisar a conjuntura, os membros reconheceram que a atividade econômica vem desacelerando, como já era esperado, mas também a inflação ao consumidor está seguindo em trajetória de desinflação, destacando sua composição benigna. Ainda, ponderaram os movimentos dos Bancos Centrais das principais economias para a tomada de decisão sobre os juros domésticos.

A ata reafirmou que os membros têm a expectativa de, se confirmado o cenário base, manter o ritmo de cortes de 0,50 ponto percentual nas próximas reuniões, considerado adequado para manter a política monetária suficientemente contracionista para promover o processo desinflacionário.

Nos EUA, em novembro, foi registrado 1,460 milhão de Novas Licenças de Construção, levemente abaixo do esperado pelo mercado (1,470 milhão). O dado anualizado, ajustado sazonalmente, recuou de 2,5% na comparação mensal em relação a outubro, mas cresceu 4,4% na comparação anual, em relação a novembro de 2022. O relatório mensal foi divulgado às 10h30 (de Brasília), pelo U.S. Census Bureau U.S. Department of Housing and Urban Development.

As listas das maiores altas e baixas da carteira do Ibovespa ficaram assim:

Altas

  • Braskem (BRKM5): +7,16%
  • Dexco (DXCO3): +3,97%
  • Raízen (RAIZ4): +3,37%

Baixas

  • Embraer (EMBR3): -2,74%
  • Pão de Açúcar (PCAR3): -2,70%
  • Petz (PETZ3): -2,59%

EUA

Os principais índices de Nova York fecharam em alta:

  • Dow Jones: +0,68%
  • Nasdaq: +0,66%
  • S&P 500: +0,59%

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!