Foto: Shutterstock / Alf Ribeiro
Nesta quinta-feira, 07, o Ibovespa – principal índice da B3 – encerrou em alta de 0,31% aos 126.010 pontos. O índice sobe 14,83% em 2023, até o fechamento de hoje.
No Brasil, o destaque foi novo adiamento da votação da Medida Provisória 1185, que trata da credito fiscal decorrente de subvenção de investimentos e também alterações sobre os Juros sobre Capital Próprio (JPC). Na prática, a MP aumentará a arrecadação tributária sobre as empresas, e é considerada prioritária pelo Ministério da Fazenda para o cumprimento das metas do novo arcabouço fiscal. A nova data foi agendada para a próxima terça-feira, 12 de dezembro.
Os analistas ponderam que algumas empresas podem ser mais afetadas negativamente pela MP, ao passo que a demonstração de compromisso com o equilíbrio fiscal desenha as condições macroeconômicas de estabilidade para o crescimento de longo prazo. O ministro Fernando Haddad declarou que concorda com a concessão de desconto à empresas afetadas, no caso de aprovação.
Nos EUA, na semana encerrada em 02 de dezembro, houve 220 mil Novos Pedidos de Seguro Desemprego, de acordo com o relatório divulgado pelo U.S. Department of Labor, nesta quinta-feira às 10h30 (de Brasília). O resultado veio abaixo do esperado pelo mercado, que apontava para 222mil novos pedidos do benefício.
Os investidores estão atentos ao principal indicador da semana, o Payroll de novembro, (taxa de desemprego oficial nos EUA), que será divulgado amanhã (sexta-feira), às 10h30 (de Brasília). O dado pode ditar o rumo dos mercados amanhã, como sinal de que a taxa de juros americana pode começar a cair a partir de março de 2024.
As listas das maiores altas e baixas da carteira do Ibovespa ficaram assim:
Altas
- Grupo Soma (SOMA3): +5,68%
- Eztec (EZTC3): +5,44%
- Yduqs (YDUQ3): +4,75%
Baixas
- Engie Brasil (EGIE3): -2,69%
- Hypera Pharma (HYPE3): -2,40%
- Cielo (CIEL3): -2,05%
EUA
Os principais índices de Nova York encerraram o dia em alta:
- Dow Jones: +0,17%
- Nasdaq: +1,37%
- S&P 500: +0,80%
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.