A FSB Holding está mirando sua atenção para o mercado esportivo. Um dos principais grupos de comunicação do país, a companhia está firmando uma parceria com a Win the Game, empresa que faz o meio de campo entre os clubes de futebol e demais instituições esportivas com o setor privado e agentes do mercado financeiro.
Fundada em 2021, a Win the Game nasceu a partir de uma joint venture entre o BTG Pactual e a empresa Fix Delivery Partners, do empresário Claudio Pracownik, e tem como clientes clubes como São Paulo, Guarani, Sport, Fortaleza, Grêmio, Botafogo e XV de Piracicaba, além da Liga Nacional de Futsal.
Em seu modelo de negócio, a empresa auxilia, principalmente, os clubes de futebol, na reestruturação das dívidas e em processos de governança corporativa. Há também um trabalho feito com clubes que estão em processo de criação de Sociedades Anônimas de Futebol (SAFs).
Em uma segunda frente do negócio, a Win the Game atua no marketing. A companhia ajudou o Grêmio a lançar o seu Fan Pass, uma comunidade virtual de torcedores do clube gaúcho na qual é possível participar de sorteios de camisas e experiências exclusivas a partir da compra de tíquetes com fan tokens.
A parceria com a FSB vem justamente para ajudar a companhia a atuar nesta segunda frente. “Não tenho braço comercial para atingir essas empresas e é preciso ter as pessoas certas para fazer a execução dos projetos. Havia uma necessidade de marketing e branding”, diz Pracownik, fundador e CEO da Win the Game, ao NeoFeed.
Pracownik foi vice-presidente de finanças presidente da comissão de finanças do conselho deliberativo do Flamengo e acumula passagens por bancos como Santander, Bozano, Pactual e Genial Investimentos. De acordo com ele, os clubes hoje são praticamente analfabetos digitais. “Queremos educar o setor para criar novas formas de engajar os torcedores.”
Para a FSB, que já atendia a Win the Game desde 2021, a parceria vai permitir que o grupo de comunicação se aproxime de clientes do segmento esportivo. A companhia, por meio da Giusti, já atende o clube Atlético Mineiro e a LALIGA, o principal campeonato de futebol profissional da Espanha.
“As soluções e projetos podem surgir tanto a partir de uma demanda específica de uma empresa ou de uma oportunidade que a Win já esteja trabalhando, como um mandato de negociação de naming rights”, diz Alexandre Loures, sócio da FSB Holding. “O ponto forte da parceria é que nós entendemos a fundo a necessidade dos nossos clientes e de empresas de todos os setores, já que atuamos nos mais variados segmentos.”
Esse é mais um movimento de diversificação da FSB. No ano passado, a companhia fez movimentos estratégicos com o lançamento da Seta Public Affairs Solutions, voltada para as relações institucionais e governamentais, e com a aquisição da JotaCom, agência de marketing de perfomance.
O mercado esportivo está em alta no Brasil neste ano, principalmente devido às negociações para a criação de uma nova liga no país. No começo de novembro, o NeoFeed noticiou que a gestora americana General Atlantic negociava para assumir lugar do fundo Serengeti Asset Management para financiar a Liga Forte Futebol.
A Liga Forte de Futebol (LFF) é a principal concorrente da Liga Brasileira de Futebol (Libra) que é assessorada pelo BTG Pactual e tem como principal investidor o Mudabala Capital, braço do fundo soberano do governo de Abu Dhabi.