Mal abre o prazo para declaração do Imposto de Renda, tem muita gente que já sai correndo para entregar o documento. Isso porque os contribuintes acreditam que, ao mandar a declaração no início, logo nos primeiros dias, garante que vai receber a restituição já no 1º lote. Já sai até fazendo planos para gastar. Mas será mesmo que entregar a declaração no início do prazo garante a restituição no 1º lote?
A estratégia está correta?
A resposta é não. Isso porque o 1º lote de restituição atende a uma série de contribuintes que têm direito a prioridades legais. Além disso, é melhor entregar com calma para não precisar corrigir a declaração. Afinal de contas, uma vez que o contribuinte precise fazer uma declaração retificadora, o pagamento vai para o fim da fila.
Por isso, no vídeo que está logo no começo deste texto, você fica sabendo por que entregar a declaração no início do prazo não garante a restituição no 1º lote do Imposto de Renda.
Calendário de restituição
Aliás, vale saber que o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda começa dia 15 de março e termina no dia 31 de maio. Já o calendário de restituições do Imposto de Renda 2024 terá 5 lotes.
As datas são as seguintes:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 28 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 30 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Veja mais dicas da Inteligência Financeira sobre o Imposto de Renda: