Portal BEI

Dividendo do setor de óleo e gás deve ser o maior de 2024, aponta Inter | InvestNews

Fonte: Erica Martin

Em relatório divulgado nesta quarta-feira (06), o Banco Inter informou que o setor de óleo e gás tem se destacado em relação às expectativas de pagamento de dividendos em 2024. Para o segmento é esperado um dividend yield (rendimento de dividendo calculado sobre o preço da ação de uma empresa) de 10%.

“Parte vindo de um ROE (retorno sobre o patrimônio líquido) elevado e parte de um valuation (avaliação) também mais descontado versus os demais segmentos”, destacou o analista Matheus Amaral, em relatório.

Além das commodities, aparecem como promissores os setores de telecom e o financeiro, com uma expectativa de uma taxa de rendimento de 7,2% e 7,1%, respectivamente. Na última posição está o segmento de tecnologia e mídia, com um dividend yield de 1,2%.

Em relatório, Amaral frisou que, além dos proventos, ao reinvestirem o capital de forma eficiente, as empresas costumam gerar valor ao acionista por meio do ganho de capital, já que há uma valorização das ações no mercado. Esse é o caso do segmento de tecnologia, em especial nos Estados Unidos.

“As ações norte-americanas têm característica de maior reinvestimento e ganho de capital vis-à-vis o pagamento de proventos, dado a característica de grandes companhias como as de
tecnologia, entre outras, que geralmente optam pelo reinvestimento no negócio”, destacou.

Setor Dividend Yield
Óleo e Gás 10,0%
Financeiro  7,2% 
Telecomunicações 7,1%
Commodities 7,1%
Utilities 4,8% 
Real Estate 4,7% 
Consumo básico  3,8% 
Indústria 2,4%
Consumo discricionário  1,9% 
Saúde 1,5%
Tecnologia e mídia 1,2%
Fonte: Banco Inter

Petrobras

Uma das companhias que costumam pagar dividendos parrudos é a Petrobras, que nesta quinta-feira (07), irá divulgar seu balanço financeiro referente ao quarto trimestre de 2023. A expectativa do mercado, porém, está voltada para o anúncio dos dividendos.

Isso porque Jean Paul Prates, CEO da companhia, declarou no fim de fevereiro que a petroleira seria mais cautelosa no pagamento de dividendos extraordinários (que se refere ao lucro não previsto no caixa de uma companhia).

Para você: Os principais tópicos para começar bem o dia!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!