Em pleno Natal, o Impostômetro alcançará uma marca inédita desde que iniciou as operações, em 2005.
Com isso, na tarde da segunda-feira (25), o painel que contabiliza o quanto brasileiros pagam de impostos e que está instalado na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na capital paulista, alcançará R$ 3 trilhões pela primeira vez. Um ano antes, o Impostômetro registrou valores um abaixo, de R$ 2,8 trilhões.
Todo esse montante representa o total pago pelos contribuintes aos governos federal, estadual e municipal desde o início de 2023. Os valores abrangem impostos, taxas, contribuições, multas, juros e a correção monetária.
O economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo, explica que o número inédito mostra que o problema fiscal do governo não se encontra do lado da Receita, mas dos gastos. O comentário deve-se à recente aprovação da reforma tributária no Congresso, promulgada nesta semana.
- Como a reforma tributária pode impactar os seus investimentos? Matheus Spiess explica os efeitos da aprovação da reforma e seus próximos desafios. Confira no Giro do Mercado!
“O que preocupa é que o governo, com a aprovação do texto, vem adotando fortes aumentos da tributação para cumprir as metas do ‘arcabouço fiscal‘. Além disso, a reforma tributária aprovada poderá trazer novos aumentos de impostos. Os contribuintes precisam ficar atentos e cobrar medidas de redução dos gastos”, avalia.
Veja o que muda com a nova tributação
Além do Impostômetro localizado no centro histórico de São Paulo, é possível acompanhar os valores de impostos pagos pelos brasileiros no site de mesmo nome.