Portal BEI

Com menos cortes na Selic no horizonte, analistas selecionam os melhores investimentos na renda fixa para maio – Money Times

Fonte: Juliana Caveiro
renda fixa carteira recomendada
Na última quarta-feira (08), o Copom reduziu os juros em 0,25 ponto percentual. (Imagem: Getty Images)

O mês de abril viu o humor dos mercados fechar com dados da economia americana apontando para um cenário ainda resiliente e um horizonte nublado ainda para os cortes nos juros americanos. Somado a isso, a escalada dos conflitos geopolíticos e a deterioração da fiscal brasileira no médio e longo prazo também não ajudaram a desenhar um cenário promissor.

De acordo com levantamento do Santanderos EUA, as bolsas de NY (média do S&P 500, DJIA e NASDAQ) recuaram 4,5% no último mês, enquanto na Europa (média do FTSE, DAX e CAC) e na Ásia (média dos índices de Shanghai e Nikkei) as quedas foram de 1,1% e 1,4%, respectivamente. Por aqui, o Ibovespa caiu 1,7%. 

Agora, para o mês de maio, o quadro não muda muito — pelo menos, por enquanto. Na manhã desta sexta-feira (10), foi divulgado os dados do IPCA de abril, que mostrou uma alta de 0,38% na inflação brasileira, o que significa uma aceleração em relação à alta de 0,16% do mês anterior.

Os números, por tanto, devem ser avaliados pelos investidores com muita atenção. Isso porque o Banco Central optou por pisar no freio e reduzir o ritmo de cortes da Selic. Na quarta-feira (8), o Copom reduziu os juros em 0,25 ponto percentual. Uma inflação mais alta da munição para a autarquia manter a postura mais conservadora.

Com isso em pauta, a XP Investimentos realizou mudanças nos percentuais recomendados de renda fixa e destacou que mesmo com uma Selic ainda mais alta — e com dificuldade de sair da casa dos 10% ao ano — os ativos pós-fixados vão perder gradativamente sua atratividade nos meses à frente.

Já para os ativos indexados à inflação, a equipe de analistas entende como interessante manter uma parcela expressiva da alocação nessa classe de ativo. “Existem diversas opções de instrumentos que podem oferecer isenção de IR, aumentando ainda mais o retorno esperado dessa parcela do portfólio”, ressaltam em sua análise.

Enquanto isso, os prefixados voltam a embutir prêmio na curva de juros, principalmente nos vencimentos mais longos. Segundo eles, o atual cenário requer um posicionamento “mais cauteloso e oportunístico” em títulos prefixados, principalmente quando se trata de papéis de vencimentos mais longos.

O que os analistas estão recomendando para renda fixa

Nas recomendações dos analistas, o Tesouro Selic 2027 aparece como unanimidade entre as opções de investimento de XP Investimentos BB Investimentos.

Entre os atrelados ao IPCA+, duas opções aparecem nos portfólios: Tesouro IPCA+ com vencimento tanto em 2035 quanto com vencimento em 20245. Além deles, a XP elenca a NTN-B 2028.

Para os que gostam de tomar um pouco mais de risco, XP e o BB trazem opções também opções de CRAs LCAs, além de CDBs.

Vale lembrar que a carteira recomendada de renda fixa do Santander é especificamente para títulos públicos. A do BB Investimentos, que é para todos os tipos de investidores, também traz recomendações de títulos públicos; no entanto, a casa possui outras recomendações para os investidores que possuem perfis diferentes.

Carteira Recomendada: Confira as principais indicações de renda fixa

  • XP

Ativo/ Emissor Indexador Vencimento
Tesouro Selic % Selic março/2027
LTN Prefixado janeiro/ 2026
NTN-B IPCA+ agosto/ 2028
CRA Marfrig IPCA+ março/ 2034
CDB DM Financeira Prefixado abril/ 2026
CRA Atacadão IPCA+ janeiro/ 2031
LCA Banco CNH % CDI abril/ 2027
CDB DM Financeira % CDI abril/ 2026
  • Santander

Ativo/ Emissor Indexador Vencimento
Tesouro IPCA+ IPCA+ 2035
  • BB Investimentos

Ativo/ Emissor Indexador Vencimento
Tesouro Selic % Selic 2027
Tesouro IPCA+ IPCA+ 2035
Tesouro IPCA+ IPCA+ 2045
Tesouro Prefixado Prefixado 2031
LCA Pre do BB Prefixado 2025
BB RF Incentivado Infra IPCA+

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!