Portal BEI

Com dívida pública crescente, meta fiscal deve diminuir para 2025; confira a agenda desta terça-feira (9) – Money Times

Fonte: Juliana Caveiro
Haddad
Ministro Fernando Haddad destaca que a LDO tem até o dia 15 de abril para ser enviada ao congresso. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O governo deve afrouxar a meta fiscal para 2025 devido a dificuldade de estabilizar a dívida pública que só cresce na administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações vieram de fontes ligadas ao governo que conversaram com a Reuters.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e os secretários de Haddad Dario Durigan e Rogério Ceron do Tesouro Nacional, se reuniram nesta segunda-feira (8) para uma reunião da Junta de Execução Orçamentária para discutir o tema.

  • Alguns dos maiores economistas, investidores e analistas do Brasil estarão reunidos no Macro Summit Brasil 2024, evento online que promete agitar a Faria Lima entre os dias 9 e 11 de abril; retire aqui o seu ingresso gratuito

No entanto, em aparição recente, Haddad ressaltou que “não se preocuparia muito com isso”, já que o governo tem até 15 de abril para encaminhar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias ao Congresso.

Segundo as fontes entrevistadas pela Reuters, o ajuste será “no campo do equilíbrio para o positivo”, e pode ter o efeito favorável de retirar incertezas do mercado associadas a potenciais medidas agressivas de aumento de tributação para respaldar a meta anterior, que poderiam ter impacto na economia.

Mais cedo nesta segunda, Durigan disse que a LDO de 2025 será enviada ao Congresso “sem novidades na condução da política econômica”.

Confira a agenda do presidente Lula desta terça-feira (09)

Horário Programação Local
9h Lançamento do Programa União com os Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia Palácio do Planalto
10h30 Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta Palácio do Planalto
15h Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima Palácio do Planalto
16h Cerimônia de Assinatura da Medida Provisória das Energias Renováveis e da Redução dos Impactos Tarifários Palácio do Planalto
17h Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski Palácio do Planalto

Economia

Hoje, a agenda segue esvaziada com os investidores de olho na quarta-feira (10) a espera dos dados de inflação nos Estados Unidos e aqui no Brasil.

Nesta terça-feira (09), foi divulgado o Relatório Focus, que normalmente sai às segundas-feiras.

Confira a agenda econômica desta terça-feira (09)

Horário País Indicador
05h Zona do Euro Dados de empréstimo bancário do BCE
07h EUA Otimismo pequenas empresas

*Com informações da Reuters

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!