Portal BEI

Cofundador da OpenAI deixa empresa criadora do ChatGPT | InvestNews

Fonte: Reuters

O cofundador e cientista-chefe da OpenAI Ilya Sutskever está deixando a startup no centro do atual “boom” da inteligência artificial (IA).

“A OpenAI não seria o que é sem ele”, escreveu o CEO da OpenAI, Sam Altman, em uma mensagem à empresa, que foi publicada no blog da companhia.

A OpenAI, apoiada pela Microsoft, é responsável pelo popular chatbot ChatGPT, que desencadeou uma corrida entre as maiores empresas de tecnologia do mundo para dominar o emergente setor de IA generativa.

Jakub Pachocki será o novo cientista-chefe da empresa, disse a empresa em seu blog.

Pachocki já atuou como diretor de pesquisa da OpenAI e liderou o desenvolvimento do GPT-4 e do OpenAI Five.

“Depois de quase uma década, tomei a decisão de deixar a OpenAI”, disse Sutskever em uma publicação no X.

Sutskever afirmou que está trabalhando em um novo projeto “que é muito significativo para mim, sobre o qual compartilharei detalhes no momento certo”.

Sutskever desempenhou um papel importante na dramática demissão e recontratação de Altman em novembro do ano passado. Na época, Sutskever estava no conselho da OpenAI e ajudou a orquestrar a demissão de Altman. Mas dias depois, ele reverteu o rumo, assinando uma carta dos funcionários exigindo o retorno de Altman e expressando arrependimento por sua “participação nas ações do conselho”.

Após o retorno de Altman, Sutskever foi removido do conselho e sua posição na empresa ficou incerta.

Sutskever há muito tempo é um pesquisador proeminente no campo da IA. Antes de fundar a OpenAI, ele trabalhou como pesquisador no Google Brain e foi pesquisador de pós-doutorado em Stanford, de acordo com seu site pessoal. Ele começou sua carreira trabalhando com Geoffrey Hinton, um dos chamados “padrinhos da IA”.

(Reportagem de Akanksha Khushi em Bengaluru e Anna Tong em San Francisco)

Para você: Os principais tópicos para começar bem o dia!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!