Portal BEI

Calendário de restituição do Imposto de Renda: veja datas e como consultar valores – Money Times

Fonte: Lorena Matos
restituição imposto de renda (5)
Calendário de restituição do Imposto de Renda começa em 31 de maio, após o encerramento da temporada de declarações (Imagem: Getty Images Signature/Canva Pro)

A temporada de declarações do Imposto de Renda 2024 está se encaminhando para o fim, com o prazo encerrando em 31 de maio. Neste dia, está marcado também o primeiro pagamento da restituição.

Importante destacar que a ordem de prioridade foi alterada para contemplar os contribuintes do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchetes.

A ordem respeitada pela Receita Federal para os pagamentos é a seguinte:

  1. Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  2. Idosos com idade entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de moléstia grave;
  3. Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério;
  4. Contribuintes do Rio Grande do Sul;
  5. Contribuintes que utilizaram o modelo pré-preenchido e/ou escolheram receber a restituição via Pix;
  6. Demais contribuintes.

Quando se trata de pessoas que estão dentro do mesmo grupo, o critério é a data de entrega da declaração. Dessa maneira, ainda que tenha entregue a declaração logo que a temporada começou, não é garantia que estará no primeiro lote.

O segundo lote da restituição terá uma correção de 1% da Selic, a taxa básica de juros, segundo dados da Receita Federal. O pagamento deste lote está previsto para 28 de junho.

  • Como declarar fundos imobiliários no Imposto de Renda: Confira o tutorial detalhado que preparamos para te ajudar a prestar contas com a Receita Federal: 

Datas e valores da restituição do Imposto de Renda

O calendário de pagamentos divulgado pela Receita Federal é o seguinte:

Lote Data
1° lote 31/05
2° lote 28/06
3° lote 31/07
4° lote 30/08
5° lote 30/09

há cinco datas de pagamentos destinadas para os lotes residuais, ou seja, para contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram a situação. Esses serão pagos em: 31/10, 29/11, 31/12, 31/01/2025 e 28/02/2025.

Os contribuintes conseguem saber já no momento da declaração quanto vão receber de restituição, visto que o sistema da Receita Federal oferece essa informação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!