Portal BEI

BP e Shell da África do Sul fazem acordo para venda de fatia em refinaria | InvestNews

Fonte: Bloomberg

A BP Southern Africa (Pty) Ltd. e a Shell Downstream South Africa (Pty) Ltd. chegaram a um acordo para vender suas participações de 50% nos ativos da maior refinaria do país para a estatal Central Energy Fund SOC Ltd.

A venda inclui os interesses das empresas petrolíferas nas terras da SAPREF (Pty) Ltd. e outros ativos, incluindo tanques de petróleo bruto e produtos acabados, unidades de processamento, oleodutos de e para a refinaria até o terminal Island View e o Single Buoy Mooring para importações de petróleo bruto, segundo um comunicado enviado por e-mail.

Cerca de 48 funcionários que trabalham no local da refinaria e 16 estagiários serão transferidos com o negócio. A venda exclui as operações da SAPREF, os negócios de marketing da bpSA, as operações do terminal Island View e a fabricante de lubrificantes Blendcor (Pty) Ltd. A venda estará sujeita a aprovações regulatórias.

“Vemos este acordo como um resultado positivo para a bpSA, para a indústria de combustíveis da África do Sul e para o país como um todo”, disse Taelo Mojapelo, CEO da BP Southern Africa. “A propriedade contínua não se alinha com a estratégia global da BP. Encontrar um comprador comprometido com o futuro da refinaria foi uma consideração importante para nós.”

Localizada em Durban, a SAPREF foi comissionada em 1963 como uma joint venture feita entre bpSA e SDSA. No seu auge, a refinaria tinha uma capacidade de 180.000 barris por dia. Atualmente, gerencia o Single Buoy Mooring em nome das empresas petrolíferas que a possuem. Desde a pausa nas operações da refinaria em 2022, a SAPREF continua a atender às necessidades de combustíveis das duas empresas através de combustíveis importados.

“A aquisição desses ativos formará o marco da estratégia de investimento e crescimento da CEF na cadeia de valor da energia, voltada para estabelecer uma base sólida para enfrentar os desafios que se avizinham na segurança do futuro energético da África do Sul”, disse o Ministro de Recursos Minerais e Energia, Gwede Mantashe, em um comunicado separado.

Para você: Os principais tópicos para começar bem o dia!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!