Portal BEI

Ibovespa beira a estabilidade e dólar cai com exterior e política no centro das atenções

Fonte: Redacao IF

A bolsa de valores hoje opera em alta e o dólar em queda com investidores de olho nos eventos no exterior, especialmente da China e Estados Unidos, com decisão do Fed sobre juros para esta semana. No âmbito local, atenções voltadas para indicadores econômicos e decisões políticas.

Assim, perto das 10h25 desta segunda-feira (29), o Ibovespa subia discretamente: +0,09%, a 126.639,13 pontos, reduzindo ligeiramente os ganhos do início do pregão, quando chegou perto dos 127 mil pontos.

Dólar hoje

O mercado de câmbio tenta sustentar o bom-humor de sexta-feira, 26.

O dólar volta a operar em baixa leve nos primeiros negócios desta segunda-feira (29) diante de um apetite moderado por ativos de risco em Nova York, onde os rendimentos dos Treasuries têm alívio, assim como a moeda americana, que cede ante pares rivais e várias divisas emergentes e ligadas a commodities.

No horário mencionado, o dólar à vista caía 0,20%, a R$ 5,1048.

No exterior, o DXY, índice global da moeda, descia 0,14%, a 105,79 pontos.

Hoje é véspera de definição da última taxa Ptax de abril, e as rolagens de contratos futuros já pode deixar o mercado de câmbio mais instável, principalmente à tarde.

Exterior deve impactar Ibovespa

Assim, em semana com decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na quarta-feira, e divulgações de indicadores do mercado do trabalho dos Estados Unidos, principalmente o relatório payroll, os investidores repercutem a notícia de que Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan, eliminou restrições a compras de moradias.

Contudo, dados fracos do lucro industrial chinês, que sofreu queda anual de 3,5% em março, limitam uma recuperação das divisas emergentes.

Isso incluindo o real, assim como as quedas do petróleo e de 0,51% do minério de ferro no mercado chinês.

IGP e o impacto na bolsa de valores hoje  

Aqui, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,31% em abril, após queda de 0,47% em março, e superou o teto das estimativas colhidas pelo Projeções Broadcast, de 0,26%, o que pode ter algum impacto negativo na bolsa de valores hoje.  

A mediana do mercado indicava alta de 0,12% para o índice.

Com esse resultado, o IGP-M acumula queda de 3,04% nos últimos 12 meses.

Já o Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 1,0 ponto na passagem de março para abril, na série com ajuste sazonal, para 94,8 pontos, informou a FGV.

Em médias móveis trimestrais, o ICS recuou 0,3 ponto.

Outros eventos do dia

Também são esperados nesta segunda os dados do governo central (10h30), palestra do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o relatório de produção e vendas da Petrobras no primeiro trimestre, ambos após o fechamento dos mercados.

Desoneração e Perse

Atenções ficam ainda no julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a desoneração da folha de pagamentos e na tramitação das medidas de regulamentação da reforma tributária na Câmara, entre outras, como a do Perse, no Senado.

Na noite de sexta-feira, o Senado apresentou um recurso no STF contra a decisão do ministro Cristiano Zanin que atendeu ao governo e suspendeu a desoneração da folha de empresas e prefeituras.

No recurso, advogados do Senado alegam, inicialmente, que a decisão monocrática de Zanin, submetida ao plenário, não observa os preceitos legais e sequer ouviu o Congresso e a Procuradoria-Geral da República (PGR).

A relatora no Senado do projeto de lei que reformula o Perse, Daniella Ribeiro (PSD-PB), incluirá a correção pela inflação no custo de R$ 15 bilhões dos benefícios até o fim de 2026.

A mudança no texto, antecipada pela senadora ao Broadcast Político, deve aumentar o impacto fiscal dos incentivos tributários, em um revés para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Com informações do Estadão Conteúdo

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!