A bolsa de valores hoje abre a semana e o mês em ligeira queda. Por volta das 10h40 desta segunda-feira (1), a bolsa de valores descia 0,11%, aos 127.960,45 pontos.
Importante destacar que a bolsa de valores caiu 4,5% no primeiro trimestre de 2024. Em março, o desempenho também foi negativo, com queda de 0,71%. É, portanto, o início de um mês em que o mercado busca recuperação.
Bolsa de valores hoje: uma análise
Dessa forma, em relatório emitido hoje antes da abertura da bolsa, o Itaú BBA indica que o intervalo do Ibovespa está bem definido. “Suporte nos 124.800 pontos e resistência em 131.700 pontos. O que poderia ter sido um impulso por aqui, no caso do cenário global renovando máximas, não foi”, explica o relatório.
Assim, e apesar disso, Fábio Perina e equipe, que assinam documento, indicam que sob uma visão de médio prazo, enquanto o índice permanecer acima de sua média móvel de 200 períodos, o grande alvo a ser perseguido continua a ser a região dos 150 mil pontos.
E como está o dólar hoje?
O dólar passou a subir na manhã desta segunda-feira e renovou máxima a R$ 5,0353 (alta de 0,40%) no mercado à vista, após abertura em baixa respondendo a uma leve realização de lucros na esteira de ganho de 0,86% em março e de 3,34% no primeiro trimestre do ano.
O mercado de câmbio ajusta-se ao fortalecimento do dólar e dos rendimentos intermediários e longos dos Treasuries após a divulgação da inflação PCE dos EUA em fevereiro e do discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, durante a sexta-feira de feriado nos Estados Unidos e Brasil.
Com informações do Estadão Conteúdo