A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou a suspensão imediata da venda de passagens dos voos com origem ou destino ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). O anúncio realizado nesta terça (14), reflete as enchentes no Rio Grande do Sul, que deixaram mais de 140 mortos.
De acordo com o comunicado da Anac, a proibição da comercialização de passagens abrange todos os canais de comercialização, incluindo agências de viagem e outros intermediários que possam comercializar os bilhetes.
- As melhores recomendações da Empiricus na palma da sua mão: casa de análise liberou mais de 100 relatórios gratuitos; acesse aqui
Aos passageiros que tinham destino à capital gaúcha, a agência reitera que não haverá custo para remarcar voos com o prazo de até um ano da data original.
Segundo o órgão regulador, o reembolso ou crédito por cancelamento de voos com destino final alterado deverá ser sobre o valor “total” e “sem cobrança de taxas”.
Além disso, outra orientação da Anac é que as companhias aéreas se empenhem para “transportar os passageiros para o aeroporto mais próximo ao local de interesse deles”.
De acordo com a agência, a análise sobre a situação do aeroporto de Porto Alegre acontecerá após a diminuição do volume de água.
Segundo a Fraport Brasil, as operações no aeroporto seguem suspensas por tempo indeterminado. Em esclarecimento, afirmaram que, até o momento, não tem uma estimativa dos danos causados pelas enchentes.
“Após as águas baixarem, teremos condições de avaliar em detalhes os impactos na infraestrutura aeroportuária”, declararam.