O papel da CSN Mineração (CMIN3) disparou 8% nesta segunda-feira no Ibovespa e liderou com folga o bloco de ações em alta do índice. O ativo surfou a alta do minério de ferro no mercado internacional, com atenções voltadas para os estoques da commodity na China. Além do setor de mineração, o Banco do Brasil e a B3 tiveram altas expressivas no dia, figurando entre as melhores ações.
Por outro lado, o setor de Educação teve um dia de queda generalizada, tanto dentro quanto fora do Ibovespa. Assim, no principal índice do mercado, a ação da Yduqs (YDUQ3) despencou 11% e obteve o pior desempenho do pregão. O resultado financeiro do primeiro trimestre da holding dona de Estácio e Ibmec desagradou o mercado.
Veja a seguir as principais ações em alta e em baixa no Ibovespa.
Ações em alta: CSNA3, BPAC11 e mais
As ações da CSN Mineração lideraram entre as altas do Ibovespa, mas o dia foi positivo para papéis de mineração e siderurgia em geral.
Isso porque, no exterior, o minério de ferro se valorizou em 0,58% na bolsa de valores de Singapura. Assim, a commodity metálica passou a valer US$ 117 por tonelada, em meio à notícias de que a China estaria liquindando estoques do metal.
“As mineradoras subiram com esse viés de possível liquidez da China”, diz Gabriel Mota, analista da Manchester Investimentos.
As commodities, em linha geral, permaneceram em alta hoje, o que puxou o Ibovespa para cima. Esta é a análise de Larissa Quaresma, especialista da Empiricus.
As ações da CSN, dona do braço de mineração homônimo, também subiram e figuraram no bloco de altas hoje. Assim, o papel ordinário (CSNA3) disparou 2,17%.
Além disso, outro destaque entre empresas com ações em alta desta segunda-feira (13) foi o BTG Pactual, cujo papel unitário (BPAC11) subiu 1,64%, após avaliação positiva pelo mercado sobre os resultados do banco no primeiro trimestre, quando obteve recorde de lucro e receita.
De acordo com Pedro Leduc, analista do Itaú BBA, o principal ponto positivo do resultado do BTG foi o crescimento de 41% na divisão de banco de investimento em comparação com o primeiro trimestre de 2023.
Conforme Leduc, o crescimento da divisão dentro do BTG se destacou “à medida que as operações de fusão e aquisição, e mercado de dívida (DCM) aumentaram, junto com o crescimento de 13% nas receitas de gestão de ativos, apesar das comparações difíceis de taxas de desempenho coletadas no quarto trimestre”. O Itaú BBA reiterou a recomendação de compra para as ações do BTG.
Top 10 altas do Ibovespa
- CSN Mineração ON (CMIN3): +8,48%
- Raia Drogasil ON (RADL3): +3,51%
- B3 S.A ON (B3SA3): +2,65%
- Magazine Luiza ON (MGLU3): +2,60%
- Embraer ON (EMBR3): +2,30%
- CSN ON (CSNA3): +2,17%
- Engie ON (EGIE3): +2,12%
- JBS ON (JBSS3): +2,03%
- CPFL ON (CPFE3): +1,85%
- BTG Pactual UNIT (BPAC11): +1,64%
Ações na baixa: YDUQ3, COGN3 e mais
Na ponta oposta das ações em alta, o setor de educação amargou grandes perdas no Ibovespa. As ações da Yduqs (YDUQ3) caíram 11% no pregão após a companhia divulgar o resultado do primeiro trimestre.
O mercado não recebeu bem os números. Em relatório, o Itaú BBA diz que o resultado da holding de Educação foi “fraco” em razão da pressão sobre as margens do negócio. A margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) recuou 1,6 ponto percentual na comparação anual.
A pressão na margem Ebitda foi impulsionada, de acordo com o Itaú BBA, “por um aumento de 53% nas despesas com devedores duvidosos”. “Por fim, o crescimento do lucro líquido ajustado veio alinhado com o guidance. Excluindo os ajustes, o lucro líquido apresentou crescimento de apenas 1% em base anual”, diz o banco.
Mesmo assim, o banco manteve a recomendação de compra para o papel.
A queda da Yduqs (YDUQ3) acabou contaminando a outra empresa de Educação na bolsa. No pregão do Ibovespa hoje, o papel da Cogna (COGN3) cedeu 1,93%.
Dez piores ações do Ibovespa
- Yduqs ON (YDUQ3): -11,85%
- Locaweb ON (LWSA3): -3,05%
- IRB Brasil ON (IRBR3): -2,96%
- Minerva ON (BEEF3): -2,37%
- Pão de Açúcar ON (PCAR3): -2,26%
- Cogna ON (COGN3): -1,93%
- Suzano ON (SUZB3): -1,93%
- CVC Brasil ON (CVCB3): -1,78%
- Energisa UNIT (ENGI11): -1,77%
- Carrefour Brasil ON (CFBR3): -1,71%