Pela primeira vez em seus mais de 10 anos de história, a ZAZ levou sua potência criativa para o cenário internacional como expositora. A estreia aconteceu em grande estilo: a ZAZ foi um dos destaques brasileiros na VivaTech 2025, a maior feira de tecnologia da Europa, realizada entre os dias 11 e 14 de junho, em Paris, na França. A participação marcou também um feito inédito — é possível que seja a primeira vez que uma produtora audiovisual brasileira apresenta suas soluções no evento, diretamente do pavilhão da Apex Brasil, ao lado de algumas das startups mais promissoras do país.
A produtora foi representada pelo CEO, André Zavarize, por Alessandra Sanches, head de projetos, e Paola Oliveira, produtora audiovisual. A equipe foi responsável por apresentar ao público internacional os cases autorais da ZAZ, suas metodologias exclusivas e seus mais recentes projetos em realidade virtual (VR), tecnologia que vem sendo aplicada de forma inovadora pela agência em experiências sensoriais, educação corporativa, branded content e entretenimento.
“Fizemos história. Estar na VivaTech não foi apenas um marco para a ZAZ, mas para o audiovisual brasileiro como um todo. Tivemos a chance de mostrar que, além de criativos, temos soluções tecnológicas de altíssimo nível, capazes de dialogar com o que há de mais avançado no mercado global”, afirma André Zavarize.
Um estande que virou ponto de encontro
Nos dois principais dias do evento, o estande da ZAZ se tornou ponto de parada obrigatória para visitantes de diferentes países, atraídos pela exibição impactante dos vídeos produzidos pela empresa e pelos óculos de realidade virtual que ofereciam uma imersão completa nos projetos. O interesse foi tanto que a empresa recebeu executivos de grandes conglomerados globais, como a gigante chinesa de tecnologia dona do TikTok, que demonstrou interesse em levar as soluções da ZAZ para o Brasil.
A comitiva também participou de encontros estratégicos promovidos pela Embaixada do Brasil em Paris e pela Apex Brasil, ao lado de diplomatas franceses e representantes do ecossistema europeu de inovação.
Reconhecimento entre as melhores
Selecionada entre as mais de 40 empresas brasileiras levadas à feira pela Apex Brasil, a ZAZ foi ranqueada como a segunda empresa mais bem avaliada da delegação. O reconhecimento reforça a consistência da entrega criativa do estúdio, que já havia integrado comitivas brasileiras em eventos como o Web Summit (Lisboa) e o SXSW (Austin, Texas), mas que agora estreia como expositora internacional, com estande próprio e tecnologias de ponta.
“A diferença é que, desta vez, fomos protagonistas. Pela primeira vez, mostramos ao mundo o que nós fazemos e o resultado foi além do esperado. Apresentamos soluções, fomos ouvidos, elogiados e, principalmente, vistos como parceiros viáveis por empresas globais. Isso é algo que muda a trajetória de um negócio”, reforça Zavarize.
Mais do que inovação tecnológica, a ZAZ também se destacou pela representatividade de sua equipe: mais de 80% dos profissionais do estúdio são mulheres. Esse dado, ainda raro no setor audiovisual e tecnológico, chamou atenção dos visitantes internacionais e foi frequentemente elogiado nos encontros com diplomatas e empresários.
“Essa é a nossa história. Não fazemos isso por estratégia de marketing, é assim que nos formamos e como crescemos. Ver isso reconhecido num palco global foi emocionante”, conta André.