A Zamp, máster-franqueada do Burger King e Popeyes no Brasil, teve um terceiro trimestre cheio de novidades. No período, a empresa adicionou ao seu portfólio mais duas marcas conhecidas: Starbucks e Subway. Durante a conferência com investidores para apresentar os resultados da companhia nesta sexta-feira (8/11), Paulo Camargo, CEO da companhia, e Gabriel Guimarães, CFO, falaram brevemente sobre as aquisições.
Camargo destacou que o objetivo agora é fazer a integração das redes, mas, “preservado a identidade e essência de cada uma delas”. Ele ainda afirmou que não há nenhuma nova aquisição no horizonte, pelos próximos 12 meses.
“Com a chegada das novas marcas estamos fortalecendo nossa visão de ser uma plataforma que opera marcas icônicas, escaláveis, complementares entre si, gerando valor sustentável a longo prazo”, destacou Camargo.
Guimarães, por sua vez, pontuou que a Zamp adquiriu uma Starbucks menor que ela já foi no Brasil, mas “melhor”, do ponto de vista de revisão de processos. Ele ainda disse que a companhia planeja a abertura de novas unidades Subway, mas cogita lojas próprias – hoje, a rede é 100% franqueada.
“A marca chegou a ter quase 190 lojas no Brasil e, por tudo que aconteceu, incorporamos 114 operações. Mas acreditamos que essas são as melhores unidades da rede, porque, naturalmente, já foi feita uma limpeza de portfólio, com aprendizados importantes para que a gente leve em consideração no plano de crescimento do futuro”, conta o CFO.
Em 2023, a SouthRock, empresa que tinha os direitos de operar a rede de cafeterias e a Subway no país, estava com um uma dívida de quase R$ 2 bilhões e entrou com um pedido de recuperação judicial. Como resultado, muitas unidades do Starbucks foram fechadas ou estavam com aluguéis atrasados.
SouthRock em crise:
Em junho deste ano, a Zamp assumiu, por R$ 120 milhões, todas as operações do Starbucks no Brasil. Em setembro, fechou o acordo para representar a marca Subway. Segundo o CFO, a companhia irá auxiliar na melhoria de processos na cadeia de suprimentos, marketing e adição de novas tecnologias na rede de fast-food.
“A expectativa é de poder contribuir e aprender para que a marca tome proporções ainda maiores aqui no Brasil. Naturalmente, em algum momento, a gente também deva perseguir uma rota de ter operações próprias”, conta Guimarães. Em 2023, a Subway era 100% composta por franqueados no Brasil e as 1.574 lojas geraram uma receita de R$ 1,7 bilhão.
Neste trimestre, período que corresponde a julho, agosto e setembro, a Zamp teve uma receita líquida de R$ 1,1 bilhão e inaugurou seis lojas Burger King, sendo cinco franqueadas. A marca encerrou o trimestre com 1.032 restaurantes — 29 unidades a mais que em 2023. Com isso, a rede de fast-food ficou com 767 unidades próprias e 265 franqueados.
Já a rede Popeyes não teve aberturas ou fechamentos de unidades, ficando com 91 restaurantes, sendo 85 próprios e 6 franqueados.