Após meses de conversas, a Zamp confirmou nesta quinta-feira (6/6), que fez uma oferta para a compra dos ativos da marca Starbucks no país por R$ 120 milhões. De acordo com comunicado divulgado, a compra depende de análise e autorização judicial – uma vez que a SouthRock, atual controladora da cafeteria, está em recuperação judicial –, da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da assinatura definitiva da matriz do Starbucks.
A Zamp é máster-franqueada das marcas Burger King e Popeyes no Brasil. A empresa terminou 2023 com receita de R$ 3,84 bilhões, um crescimento de 5,4% sobre 2022. No primeiro trimestre de 2024, eram 1.028 restaurantes (938 do Burger King e 90 do Popeyes) em operação, sendo 767 próprios e 261 de franqueados.
A empresa, inicialmente chamada de BK Brasil, nasceu em 2011, a partir de uma joint venture entre um fundo de investimento gerido pela Vinci Capital Gestora de Recursos e uma subsidiária da Burger King Corporation para administrar restaurantes da rede de fast-food no Brasil. Já havia restaurantes do Burger King no país desde 2004, sob comando de outros franqueados.
Entre 2012 e 2015, a BK Brasil comprou diversas operações franqueadas pré-existentes do Burger King, que representavam 83 restaurantes e 40 quiosques de sobremesa. Em 2017, a empresa abriu o capital e passou a ter ações negociadas na B3, no segmento do Novo Mercado. O IPO consistiu em uma oferta total de R$ 1,9 bilhão.
Em 2018, a empresa, que ainda se chamava BK Brasil, se tornou máster-franqueada do Popeyes, com um contrato de 20 anos. No mesmo ano, concluiu a aquisição de mais 51 restaurantes e 20 quiosques do Burger King nos estados do Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que estavam sob comando de outro franqueado.
Em 2022, a empresa mudou o nome para Zamp. Atualmente, o fundo Mubadala detém 58,19% da composição acionária da companhia. O executivo Ariel Grunkraut é o CEO da Zamp desde o início de 2023. Ele já havia sido líder de Marketing e Vendas e de Tecnologia na empresa antes de assumir o cargo atual.
SouthRock em crise:
Oferta para compra da Starbucks
A notícia de que a Zamp estaria avaliando a compra dos ativos da Starbucks no Brasil começou a ser veiculada no mês de fevereiro. A empresa chegou a confirmar a negociação por meio de fato relevante, mas disse que os detalhes estavam sob sigilo.
O Starbucks chegou ao Brasil em 2006, operado em parceria com a empresa Cafés Sereia do Brasil (CSB), dos empresários Maria Luisa e Peter Rodenbeck. Em 2018, passou a ser gerido pela SouthRock, uma holding que também administrava marcas como Subway e Eataly. Em outubro do ano passado, a empresa apresentou um pedido de recuperação judicial no valor de R$ 1,8 bilhão.
O fato relevante divulgado pela Zamp nesta quinta-feira diz que a companhia terá uma condição de “stalking horse bidder”, ou seja, que poderá igualar eventuais ofertas apresentadas por terceiros e poderá ser indenizada caso não seja vencedora do processo competitivo.
A Zamp ainda disse que chegou a um acordo com a matriz do Starbucks sobre os termos e condições dos principais contratos “que deverão ser celebrados para a exploração da marca e desenvolvimento das operações Starbucks no território brasileiro”.