Visitantes do Sebrae na COP30 medem pegada de carbono do próprio deslocamento | ASN Nacional – Agência Sebrae de Notícias

Fonte: carlosabreu

Em poucos minutos, ferramenta interativa calcula as emissões da viagem até a cúpula e estimula práticas mais sustentáveis para reduzir emissões

Na Green Zone da COP30, o estande do Sebrae oferece mais do que debates sobre clima. Em poucos minutos, os visitantes podem calcular a quantidade de carbono emitida no trajeto até o Parque das Cidades, onde se localiza o espaço da instituição. Para a medição, basta escanear um QR Code, informar o meio de transporte, a distância percorrida e o local de origem e pronto, a ferramenta mostra sua pegada de carbono.

A iniciativa é resultado da parceria entre o Sebrae e a Compensei, climatech maranhense especializada em medição, monitoramento e compensação de emissões. Ao final da COP30, todo o carbono registrado será incluído no processo de neutralização promovido pela instituição.

Anais Gusmão, assessora da Vale, registrou 2,37 kg de carbono emitido

Primeira vez que vejo isso em Belém. Achei rápido, informações específicas e importantes para diminuir o carbono. Sim, faço coleta seletiva de embalagens de cosméticos, medicamentos, caixas de leite.

Anais Gusmão, assessora da Vale.

Alexandra Duarte dos Santos, estudante de Turismo: “Já tem algum tempo que eu faço a separação do lixo, reaproveito alimentos e faço compostagem para adubar minhas plantas. Neutralizar o carbono é o desafio daqui pra frente.”

O Sebrae na COP30

Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transforma sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e network, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores.

De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, a programação combina conteúdo, cultura e sensorialidade, com atrações como webséries e documentários exibidos no “PedaCine do Brasil”, apresentações culturais, degustações e harmonizações com ingredientes regionais. O Sebrae também montou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone), no Parque Belém Porto Futuro, e trabalha em ativações urbanas e outros pontos de presença pela capital do Pará. Acompanhe a cobertura completa dos pequenos negócios na COP30 pela Agência Sebrae de Notícias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas