Veja quais são as 100 Startups to Watch de 2025 — e saiba o que mais aconteceu nesta semana no ecossistema

Fonte: Redação

O momento mais aguardado do ano chegou! A seleta lista 100 Startups to Watch 2025, com as empresas de base tecnológica mais quentes do ecossistema de inovação brasileiro, foi revelada nesta semana.

A lista, que está em sua oitava edição, mobilizou 59 embaixadores de todo o Brasil e atraiu quase 2 mil inscrições. Nesta edição da newsletter, você fica sabendo mais sobre a reta final do processo.

Outros destaques da semana incluem o novo CRI captado pela Solfácil, anúncios de M&As — como a aquisição da Human Data pela Spark — e um novo capítulo na guerra do delivery, com desdobramentos do pleito da Keeta contra a 99Food na Justiça.

100 Startups to Watch é a newsletter de Pequenas Empresas & Grandes Negócios que leva a você as notícias mais relevantes do ecossistema de inovação.

100 STW

Pequenas Empresas & Grandes Negócios revelou nesta semana a aguardada lista das 100 Startups to Watch 2025, que destaca as empresas de base tecnológica mais promissoras do país. A iniciativa, que está na oitava edição e é realizada em parceria com EloGroup e Innovc, contabilizou ao todo 1.955 inscrições de startups. As empresas foram avaliadas em grau de inovação, potencial de mercado, negócio e escalabilidade, equipe e maturidade da solução.

Entre as selecionadas, quase um terço tem de dois a quatro anos de existência e 48 já estão em fase de escala. No quesito diversidade, 52% das 200 finalistas têm metade do quadro societário formado por pessoas que se declaram pretas, pardas, amarelas, mulheres, LGBTQI+ e/ou com deficiência, e 48 das 100 escolhidas possuem esse perfil. Setores ligados ao meio ambiente e impacto social ganharam destaque, refletindo o avanço de temas como bioeconomia e inclusão nas novas cadeias produtivas.

A revista PEGN de outubro, que traz os detalhes das 100 Startups to Watch, está disponível nas bancas e no aplicativo Globo Mais. Para ver todas as selecionadas do 100 Startups to Watch 2025 acesse a reportagem publicada no site de PEGN.

Aportes

Solfácil. A fintech de financiamento de energia solar captou R$ 450 milhões por meio de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), em sua quarta operação desse tipo e quatro meses após levantar R$ 750 milhões. O objetivo é financiar cerca de 25 mil projetos de geração distribuída no Brasil. Fundada em 2018, a startup registra receita anual de R$ 1 bilhão, já financiou mais de 150 mil clientes e planeja crescer entre 30% e 50% em 2026. Em 13 operações no mercado de dívidas, captou R$ 7 bilhões via CRI, FIDC e debêntures.

Darwin Seguros. A seguradora digital de automóveis anunciou uma rodada série B de US$ 18,6 milhões (cerca de R$ 102 milhões), liderada pela Vintage Investimentos e com participação de fundos e investidores estratégicos, incluindo ex-fundadores da Easy Invest. Fundada por Beto Souza Barros e Firmino Freitas, a startup tem mais de 12 mil parceiros corretores, mais de 50 mil veículos segurados, e projeta faturamento de R$ 150 milhões em 2025, ante R$ 41 milhões em 2024 e R$ 7 milhões em 2023. A empresa planeja expandir produtos financeiros, investir em inteligência artificial para aumentar eficiência operacional e alcançar R$ 1 bilhão de receita até 2028.

180 Seguros. Um mês após anunciar uma rodada pré-Série B de R$ 150 milhões, a insurtech recebeu um aporte de US$ 2,5 milhões (em torno de R$ 13,4 milhões) do Vivo Ventures, fundo de CVC da Vivo, para acelerar investimentos em tecnologia e expandir a oferta de seguros integrados à jornada de compra dos clientes. A startup já possui mais de 30 clientes, tecnologia proprietária e portfólio de produtos que gerou uma receita anual recorrente de R$ 384 milhões. Com o investimento, a 180 Seguros vai desenvolver soluções conjuntas com a Vivo, personalizar produtos em larga escala por meio de IA e ampliar o modelo de embedded insurance, oferecendo experiências mais ágeis e customizadas aos usuários.

DS Marketing. A startup de automação de marketing digital para pequenos negócios levantou R$ 5 milhões em rodada liderada por Triaxis Capital e Crescera Capital, por meio do Fundo Criatec 4. A ideia é reforçar o time, investir em inteligência artificial e expandir a base de clientes em todo o Brasil. Fundada em 2019 por Luan Azevedo e Felipe Serrano Vieira, a empresa atende cerca de 3 mil pequenos varejistas e pretende elevar o faturamento anual de R$ 13 milhões para R$ 50 milhões nos próximos dois anos. A plataforma oferece criação automatizada e campanhas multicanal no WhatsApp, Instagram, SMS e mídias internas, além de agendamento automático de promoções. A próxima etapa inclui uma camada conversacional com IA para montar campanhas diretamente pelo WhatsApp, democratizando o acesso de pequenos empreendedores a soluções digitais.

Draiven. Com apenas dois meses de operação, a startup de inteligência artificial recebeu um aporte de R$ 750 mil em rodada anjo com investidores do ecossistema de inovação para acelerar o desenvolvimento da tecnologia e expandir suas operações. Fundada por Carlos Schmiedel, Carlos Pereira e Dhiogo Corrêa, a plataforma se conecta a ERPs, bancos de dados e planilhas para gerar insights em tempo real, facilitando decisões corporativas, e já conta com 130 usuários ativos, mais de 80 mil conversas processadas e taxa de alucinação de 0,003%. A Draiven planeja iniciar operações em Portugal, Espanha, Reino Unido e Itália, com a meta de alcançar 3 mil usuários até o final de 2026.

eMentor. A startup de mentorias anunciou uma rodada de investimento liderada pela STAMINA VC, com o objetivo de ampliar programas de mentoria estruturados e fortalecer a cultura de desenvolvimento de pessoas nas empresas. Com mais de 1,5 mil companhias atendidas e 2,5 mil mentores ativos, a startup oferece soluções como mentorias personalizadas e software white label para criação de programas internos com pareamento inteligente e acompanhamento de resultados. Além do aporte financeiro, de valor não revelado, a gestora utilizará a plataforma para estruturar comunidades de mentoria entre fundadores, colaboradores e parceiros do seu portfólio. O investimento permitirá à eMentor expandir equipe e acelerar presença comercial.

M&A

Cria.AI. A Preâmbulo Tech, de soluções tecnológicas para o setor jurídico, adquiriu a Cria.AI, startup especializada em inteligência artificial para redação de documentos jurídicos, da Aleve LegalTech Ventures, venture builder que acompanhou a startup desde a ideação, passando por rodada seed, até a maturação. A Preâmbulo vai integrar a tecnologia da startup aos seus ERPs jurídicos, ampliando o alcance em escritórios e departamentos jurídicos. Fundada em 2023 e com mais de 20 mil advogados usuários, a Cria.AI pretende usar o investimento para aprimorar sua tecnologia e escalar operações, mirando valuation de R$ 50 milhões em 2026.

Human Data. A Spark anunciou a aquisição da Human Data por R$ 8 milhões, incorporando à sua operação a startup de inteligência de dados e IA voltada ao marketing de influência. Fundada em 2022, a Human Data já atendeu mais de 300 marcas com soluções próprias para monitorar engajamento, afinidade de público e saúde digital. Com a transação, todo o time foi integrado à Spark – segundo os coCEOs, Rafael Coca e Raphael Pinho, o movimento, de caráter acqui-hire (com foco nos colaboradores da adquirida), fortalece o portfólio tecnológico da Spark e amplia sua capacidade de desenvolver produtos proprietários baseados em dados e inteligência artificial.

Guerra do delivery

Em um novo capítulo da guerra do delivery, a Justiça de São Paulo determinou que a 99Food não pode mais incluir cláusulas contratuais que impeçam restaurantes parceiros de firmar contratos com a Keeta, startup chinesa de delivery que começará a operar no Brasil no fim do mês.

O juiz Fábio Henrique Prado de Toledo considerou a prática anticoncorrencial e discriminatória, configurando uma barreira indevida à entrada da concorrente, e reconheceu a nulidade das cláusulas discriminatórias, impondo à 99Food a obrigação de não as utilizar em futuros contratos, sob pena de multa de R$ 100 mil por violação. Restaurantes que já possuem contratos poderão rescindi-los sem penalidades, se assim preferirem.

​​​​​​​Em entrevista a PEGN, a 99Food declarou que vai recorrer da decisão.

Movimentações

Balanço. A CloudWalk, unicórnio por trás da InfinitePay, ultrapassou US$ 1,2 bilhão em receita anualizada e US$ 128 milhões em lucro líquido em setembro de 2025 – a marca foi atingida em seis anos. A empresa viu sua receita por colaborador dobrar em um ano, alcançando US$ 1,5 milhão, resultado da adoção de dezenas de agentes de IA em áreas como vendas, marketing e atendimento. Entre os exemplos está a assistente Bela, que conduz vendas via WhatsApp com desempenho equivalente a 200 vendedores humanos, e o Claudio Walker, que responde a mais de 90% das demandas de clientes.

Esportes. O São Paulo Futebol Clube lançou nesta semana o Inova.São Ventures, sua Corporate Venture Builder (CVB) criada em parceria com a FCJ Group e a Sportheca. A iniciativa permitirá que startups desenvolvam soluções integradas ao portfólio do clube, que poderão ser aplicadas tanto ao torcedor, com novos produtos, experiências e serviços, quanto à gestão interna, otimizando custos e operações. O projeto, que deve gerar mais de R$ 90 milhões em novos negócios nos próximos anos, será conduzido pela diretoria de inovação do SPFC e implementado ao longo de cinco anos. No primeiro ano, a seleção de startups priorizará tecnologias como IA, realidade aumentada, realidade virtual, healthtech e gamificação.

Investimento-anjo. Dados da Pesquisa sobre Investimento-Anjo no Brasil 2025 mostram que quase metade (47%) dos investidores-anjo no Brasil não sabe qual foi o retorno financeiro de seus próprios aportes. Por isso, tendem a ser mais cautelosos, usando critérios objetivos e métricas claras para tomar a decisão pelo investimento. O levantamento também mostra que o perfil predominante do investidor-anjo é de homens com cerca de 40 anos que fazem aportes individuais de até R$ 250 mil. Veja mais na reportagem publicada no site de PEGN.

Educação. A Liga Ventures divulgou um estudo sobre a evolução das edtechs no Brasil, apontando que as startups do setor captaram R$ 126 milhões em 2025, em sete transações. O levantamento mapeou 467 edtechs ativas, sendo 23,7% fundadas entre 2020 e 2025, com destaque para as áreas de capacitação profissional (20%), educação corporativa (18%) e novos formatos de ensino (8%). As startups estão concentradas principalmente em São Paulo (48%), seguidas por Rio de Janeiro (9%) e Minas Gerais (8%); e 58% delas têm foco B2B.

Oportunidades

Impacto. O Sebrae RS e a Prefeitura de Porto Alegre estão com inscrições abertas para o StartupRS Launch Acelera Impacto, programa gratuito que vai selecionar 10 startups gaúchas com foco em impacto socioambiental positivo. A iniciativa oferece workshops, mentorias e capacitações para validação de modelo de negócio e lançamento de MVP, além da possibilidade de validar POCs com a Prefeitura de Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro pelo link.

Investimento. A gestora de venture capital Start Growth, especializada em startups SaaS, abriu inscrições para seu novo batch de aceleração, com R$ 35 milhões disponíveis para investimento. O programa, voltado a startups B2B em estágio inicial ou em tração, busca negócios de diferentes verticais, como HRtechs, fintechs, martechs, indtechs e foodtechs, que já validaram seus produtos, mas ainda enfrentam desafios para escalar. As inscrições ficam abertas até 13 de novembro, no site.

Conexão. A TAESA Ventures, braço de inovação do grupo de transmissão de energia TAESA, procura startups com soluções para seus desafios de infraestrutura e gestão corporativa. Neste batch, o programa busca tecnologias voltadas à descarbonização, segurança em obras e operações, automação inteligente, planejamento automatizado de limpeza de faixas de servidão e gestão integrada de segurança operacional. No primeiro ciclo, a TAESA Ventures selecionou 30 empresas para avançar no processo. As inscrições vão até 27 de outubro, pelo link.

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