De acordo com eles, restaurantes seguem padrão estético e gastronômico específico. Entenda

Jovens da Geração Z norte-americanos estão viralizando nas redes sociais ao satirizar os chamados “restaurantes de hambúrguer dos Millennials”. Esses estabelecimentos, conhecidos por seus hambúrgueres altos, batatas fritas trufadas e decoração industrial, tornaram-se alvo de memes e vídeos no TikTok, em que usuários apontam padrões repetitivos.
O fenômeno ganhou força com vídeos acompanhados da música “We Will Never Die”, do comediante Kyle Gordon, que ironiza tendências dos anos 2000. Em um dos vídeos no TikTok, o usuário Jake Continenza destacou a semelhança entre esses restaurantes ao visitar um estabelecimento em Minnesota, nos Estados Unidos.
O vídeo, que acumula 8,1 milhões de visualizações, brinca com o fato de que muitos desses restaurantes compartilham do mesmo ponto de partida: “Dois amigos com uma ideia maluca”.
No Reddit, usuários criaram montagens no estilo “starter pack”, destacando elementos recorrentes, como hambúrgueres recheados com abacate e ovo, nomes como “The OG” e molhos secretos à base de maionese e ketchup. Os usuários também apontam que esses locais frequentemente cobram gorjetas antecipadas, mesmo quando o pedido é feito em um menu digital. As constatações também se reproduzem em outras redes.
Apesar das críticas e do tom irônico, esses restaurantes continuam a se expandir e atrair clientes. “Se estão surgindo mais deles e ainda fazem sucesso, é porque devem estar fazendo algo certo”, reconheceu Continenza ao Today, indicando que o modelo de negócio segue lucrativo, mesmo sob o olhar cético da nova geração.