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Startups posicionam Brasil como referência em inovação e principal destino de investimentos na América Latina | ASN Nacional – Agência Sebrae de Notícias

Fonte: marcialopez

Com soluções tecnológicas impulsionadas pelo Sebrae e Apex, pequenos negócios despertam interesse do mercado na missão do Web Summit Lisboa

Inteligência artificial programada para detectar depressão, software que identifica sinais de diabetes, reflorestamento e investimentos verdes, produtos nutritivos funcionais com insumos da Amazônia. Essa é uma pequena amostra da diversidade de soluções do empreendedorismo brasileiro que o Sebrae e a Apex-Brasil apresentam no Web Summit Lisboa, um dos principais eventos do mundo do ecossistema de inovação. O Brasil está representado por 400 startups. Nesta segunda-feira (11), o Seminário de Internacionalização Brasil Portugal abriu a programação da missão internacional em Lisboa, que segue até sexta-feira (15).

Durante o Seminário, Paulo Renato Cabral, gerente de Inovação do Sebrae, destacou cases de diferentes origens entre as 400 empresas que integram a comitiva de startups no Web Summit.

Um empreendedor do Sergipe, que, com inteligência artificial, a partir de uma foto do pé do cidadão, identifica se a pessoa está com diabetes. Outra empresa do Sul desenvolveu um software que, por meio de gravação de voz e vídeo de cinco segundos, detecta depressão, burnout ou questões da saúde mental. Esses são exemplos do empreendedorismo brasileiro, inovador, diverso, que não deve em nada para nenhum país do mundo e vai brilhar no Web Summit.

Paulo Renato Cabral, gerente de Inovação do Sebrae.

Ao citar empreendedores do interior do Ceará, Amazonas, Acre e Amapá, o gerente do Sebrae revelou a importância da diversidade: “Temos a diretriz máxima de democratizar e interiorizar a inovação. Com isso, conseguimos trazer uma diversidade de empresas, de estados que talvez nunca teriam acesso ao Web Summit”. “Somado a isso, outra diretriz é trazer empresas lideradas por mulheres, negros e de etnia dos povos originários”, acrescentou Cabral. A seleção das startups que participam do Web Summit Lisboa foi realizada em conjunto pelo Sebrae, Apex, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Embaixada Brasileira em Lisboa, Serpro e Embratur.

O diretor de gestão corporativa da Apex, Floriano Pesaro, revelou que, com mais de 20 mil startups, o Brasil tem apresentado indicadores favoráveis no Global Innovation Index. “Somos referência em inovação e principal destino de investimentos em startups na América Latina”, afirmou o diretor da Apex. O executivo mencionou os resultados financeiros do dinamismo no setor: “Nossas startups captaram U$ 1,46 bilhão em capital de risco desde o início de 2024, montante 9,5% maior que no mesmo período de 2023. São centros de inovação cada vez mais avançados graças aos programas de apoio às startups, gerando mais oportunidades, trocas comerciais e competitividade”.

O número recorde de startups representadas no Web Summit foi destacado pelo embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro. “Isso é um sinal de que nós estamos no caminho certo. Vamos avançar cada vez mais na modernização das nossas startups, dos unicórnios, dos laboratórios, para crescermos no desenvolvimento e na inovação no Brasil”. Carreiro destacou o crescimento das relações e investimentos entre Brasil e Portugal: “Fico muito feliz com o que estamos desenvolvendo, as relações que se abriram e cresceram, os investimentos. E o mais importante é ver os resultados”.

Por sua vez, Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur, comentou a importância da parceria com o Sebrae: “Criamos quatro linhas de atuação no Embratur Lab. Um, obviamente, é esse espaço de inovação aberto, a relação direta. Já conversamos com mais de 350 startups, através de desafios e acelerações, sendo que algumas delas vieram na comitiva. A segunda linha é a digitalização do setor, para a qual temos o Sebrae como nosso grande parceiro. O turismo é feito principalmente pelos pequenos negócios. Se não conseguirmos avançar na digitalização dessas pequenas empresas, a não conseguimos melhorar a qualidade”.

Potencial do Comércio Exterior

De acordo com Aloysio Nunes, chefe de Assuntos Estratégicos da Apex em Bruxelas, a complexidade do comércio entre Brasil e Europa revela os desafios enfrentados pelos empresários brasileiros em solo europeu. “Ainda que seja meta importante, não podemos esperar o acordo entre Mercosul e União Europeia terminar de ser negociado. O trabalho diplomático contínuo e o apoio das agências brasileiras são fundamentais para que as micro e pequenas empresas possam competir de forma justa”. Segundo Nunes, a Apex e o Sebrae são peças-chave para ajudar os empreendedores a lidar com a incerteza e a burocracia, construindo base para que o Brasil fortaleça sua posição no mercado global.

Juliano Nascimento, embaixador do Brasil na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), elogiou a atuação coordenada das instituições brasileiras ao citar a posição estratégica de Lisboa para empresas brasileiras que desejam expandir na Europa e em países de língua portuguesa. “A parceria entre Apex e Sebrae é essencial para apoiar o empreendedor que busca novos mercados”. O embaixador vê com otimismo o crescimento do comércio exterior brasileiro: “Com mais integração e estratégias bem definidas, o Brasil poderá aumentar sua presença nos mercados globais, aproveitando a estrutura e os laços oferecidos por Portugal como ponte para o mundo”.

Pavilhão Brasil dá mais visibilidade às startups

Equipe do Sebrae no Web SUmmit Lisboa. Foto: Frederico Pimentel.

O Sebrae, em parceria com a Apex Brasil e outras instituições brasileiras e portuguesas do ecossistema de inovação, realiza missão técnica ao Web Summit Lisboa, que acontece até 15 de novembro. O evento é reconhecido como uma das maiores e mais importantes conferências de tecnologia e empreendedorismo no mundo. A proposta da iniciativa é conectar startups brasileiras com atores da inovação na Europa, ampliando sua internacionalização. Este ano, o Pavilhão Brasil foi expandido de 225m² para 648m² para proporcionar maior visibilidade às startups, com espaços de exposição, networking e plenária para conteúdos.

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