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Startup Labs: agentes do ecossistema discutem como construir cidades inovadoras

Fonte: Redação

As oportunidades e desafios da construção de uma cidade inovadora foi tema de um dos paineis que fez parte da primeira edição do Startup Labs, evento realizado por Pequenas Empresas & Grandes Negócios e O GLOBO nesta terça-feira (26/11), no Rio de Janeiro.

O tema foi debatido por Alexandre Vermeulen, presidente da Invest.Rio; Francine Tavares, consultora de pesquisa e CEO da Dobra; Cristiane Moura, gerente sênior de inovação e sustentabilidade da BIP Consulting; Leticia Gabriella, diretora de Projetos Especiais na Central Única das Favelas (Cufa); e Daniel Barros, CEO do Porto Maravalley. A mediação foi de Rennan Setti, da coluna Capital, de O GLOBO.

O Startup Labs é uma realização da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e O GLOBO, que conta com a cidade do Rio de Janeiro como cidade anfitriã e parceria de Extra e Valor Econômico.

Vermeulen pontuou que o trabalho de construção de uma cidade mais inovadora é de longo prazo e destacou o papel da Invest.Rio nesse sentido. “A cidade deve melhorar a vida da população como um todo. Estamos atraindo pessoas, tecnologia, infraestrutura. Temos acordos assinados com empresas de fora do país para mostrar que o Rio de Janeiro é uma opção”, afirmou.

A importância da retenção de talentos foi o tema central do painel. Moura, da BIP Consulting, destacou que os novos entrantes do mercado de trabalho buscam mais do que uma carreira sólida e que as grandes empresas precisam mudar a mentalidade. “As pessoas querem trabalhar em um ambiente menos burocrático, onde têm liberdade para falar, cocriar. É preciso colocar essas pessoas no centro”, disse.

Tavares, da Dobra, comentou sobre como existe dificuldade na conexão entre pesquisadores e o mercado – e que essa seria uma oportunidade para driblar a falta de emprego dentro das universidades. “A gente forma pessoas muito qualificadas que não terão onde aplicar o conhecimento, encontrando oportunidades fora do Rio de Janeiro e fora do Brasil. Quantas empresas nasceram dentro de universidades, como o iFood, e não sabemos?”, questionou.

Barros, do Porto Maravalley, afirmou que o hub trabalha como facilitador na conexão entre os universitários e as empresas que integram o ambiente – são 35 companhias no momento, de grandes empresas como Eletrobras a startups de diferentes estágios. “Queremos que entendam que existe espaço, caminho e oportunidades. Devemos alavancar mais as coisas boas para que as empresas queiram estar aqui, ter um pacto maior entre todos os representantes da cidade para abraçar a nossa vocação de inovação”, opinou.

Gabriella, da Cufa, ressaltou que para que a cidade seja mais inovadora é preciso incluir a periferia – com 16 milhões de pessoas morando em favelas, esses espaços marginalizados movimentam mais de R$ 200 bilhões em recursos próprios. “É um desafio histórico da sociedade, temos o papel de trazer a favela como protagonista e não mais coadjuvante. As marcas e empresas já veem o potencial, mas é preciso fazer o investimento”, declarou.

A diretora de projetos destacou que a favela também é inovadora, trazendo como exemplo o mototáxi. “Quando movimentamos a base da pirâmide, todo o restante também se fortalece. Precisamos ter um olhar de solução e não de divisão”, finalizou.

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