Veesion quer dobrar presença no país, que já é o seu maior mercado, e reforçar atuação nos EUA

A Veesion, startup francesa que usa inteligência artificial para detectar furtos no varejo por meio da análise de gestos, acaba de levantar 38 milhões de euros (cerca de R$ 243 milhões) em uma nova rodada de investimentos. Um dos principais objetivos do aporte é expandir a atuação no Brasil, país que hoje concentra a maior base de clientes da empresa.
A rodada foi liderada pela White Star Capital, com participação dos fundos Red River West e Bpifrance, por meio do fundo Digital Venture. Também participaram investidores já existentes, como Odyssée Ventures, Verve Ventures e Founders Future. Entre os principais acionistas da startup está Bernard Arnault, CEO do grupo LVMH e um dos homens mais ricos do mundo.
Fundada em 2018 em Paris, a startup atende mais de 5 mil lojas em 25 países e promete reduzir em até 50% as perdas com furtos. Só no Brasil, são mais de 400 clientes ativos e o plano é dobrar esse número nos próximos anos. A empresa pretende abrir uma filial no país e reforçar o time comercial e técnico para acelerar esse crescimento.
Tecnologia que identifica gestos suspeitos
A tecnologia da Veesion funciona com base em algoritmos que analisam os gestos de consumidores dentro das lojas, identificando comportamentos potencialmente ligados a furtos. A ferramenta é compatível com sistemas de câmeras já existentes e não utiliza reconhecimento facial ou análise biométrica, mantendo o foco na proteção de dados.

Com a IA, a empresa afirma conseguir identificar até dez vezes mais furtos do que os métodos tradicionais de vigilância. Além da detecção de furtos, a solução pode ser aplicada para otimizar o fluxo de clientes, identificar falhas de reabastecimento e prevenir fraudes no caixa.
Expansão global
O investimento de R$ 243 milhões será usado para reforçar a presença global da startup. Além da expansão no Brasil, o plano inclui a abertura de uma filial nos Estados Unidos, parcerias com grandes redes varejistas e a entrada em novos segmentos, como logística, saúde e segurança industrial.
“O nosso objetivo sempre foi tornar a Veesion líder global na análise inteligente de gestos. Com esse investimento, vamos acelerar nossa expansão e atrair talentos excepcionais”, afirma Thibault David, CEO e cofundador da startup.
Com faturamento de 11 milhões de euros nos últimos três anos (cerca de R$ 69 milhões), a Veesion já tem mais de 60% da receita procedente de fora da França. O crescimento acelerado em mercados como Brasil, Reino Unido, Espanha e Itália mostra que a startup está no caminho para liderar o setor de segurança inteligente no varejo.