Portal BEI

SouthRock, dona da Starbucks Brasil, tem recuperação judicial aprovada pela Justiça

Fonte: Redação

O Tribunal de Justiça de São Paulo aprovou a recuperação judicial da SouthRock nesta terça-feira (12/12). A decisão do juiz Leonardo Fernandes dos Santos inclui as marcas Starbucks, TGI Fridays e Brazil Airport Restaurants. No dia 7/12, a Justiça desobrigou a inclusão de Subway e Eataly no pedido, o que havia sido pleiteado pelos credores.

O executivo Oreste Nestor Souza Laspro, da Laspro Consultores, foi nomeado como administrador judicial da empresa. Ele deverá informar a situação atual da empresa em até dez dias, além de fiscalizar o andamento do processo e o cumprimento de prazos pela SouthRock. A decisão suspende as ações de execuções de dívidas contra a empresa durante todo o período de tutela judicial.

SouthRock em crise:

A SouthRock deverá apresentar demonstrativos mensais, e o plano de recuperação judicial deverá ser apresentado em até 60 dias, sob pena da transformação do processo em falência.

Em comunicado, a empresa comemora a decisão e diz que “dará sequência ao processo de reestruturação de suas operações, já iniciado com o apoio de consultores externos e stakeholders, que tem como objetivo proteger as marcas que representa, os Partners (colaboradores), os consumidores e as suas lojas.”

A empresa afirma que respeitará os compromissos assumidos com os credores, de acordo com “as etapas, determinações e prazos legais para o desenvolvimento do processo e aprovação do plano de recuperação judicial”. A empresa ainda afirma que as três frentes inclusas na recuperação judicial “seguem operando normalmente”.

Entenda

A SouthRock, máster-licenciada da Starbucks no Brasil, entrou com pedido de recuperação judicial no valor de R$ 1,8 bilhão no último dia 31 de outubro. Na ocasião, a empresa disse que a decisão seguia uma “revisão do número de lojas operantes, do calendário de aberturas, de alinhamentos com fornecedores e stakeholders, bem como de sua força de trabalho tal como está organizada atualmente”.

Das quase 190 lojas que a Starbucks tinha no Brasil, cerca de 50 foram fechadas, de acordo com apuração do Valor Econômico — a empresa nunca confirmou publicamente os números.

Diante da crise instalada, a matriz da Subway decidiu encerrar o contrato de máster-franquia com a SouthRock, que havia sido formalizado em maio de 2022. A empresa não estava inclusa na recuperação judicial e, mesmo diante de pedidos dos credores, a Justiça decidiu por não incluí-la. O Eataly também foi excluído da tutela judicial.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!