A expansão internacional se tornou uma alternativa cada vez mais palpável para redes de franquia. Só neste ano, marcas como Doutor Hérnia, The Best Açaí e Espetto Carioca iniciaram a expansão para outros países. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), são 205 marcas associadas com unidades internacionais.
Para impulsionar esse movimento, a entidade, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), promove o programa Franchising Brasil, que tem entre suas ações o Certificado de Franquia Internacional, que está na sexta edição. Neste ano, foram 68 chancelados, um recorde. Veja a lista completa no final da matéria.
Pela primeira vez, a entidade fez dois rankings com os inscritos para receberem o certificado, considerando operações fora do país e países de atuação. Segundo Bruno Amado, gerente-executivo do Franchising Brasil e de Projetos Internacionais da ABF, as empresas inscritas “lideram o setor em número de operações e presença global”. PEGN teve acesso às informações em primeira mão.
“Criamos o ranking para acompanhar mais de perto o andamento da internacionalização das marcas. Vendo no detalhe, notamos que algumas franquias brasileiras já têm alguma presença representativa e esperamos que outras invistam e acelerem em seus processos de internacionalização”, afirma o diretor Internacional da ABF, Natan Baril.
Confira os rankings abaixo:
Redes por Número de Operações no Exterior
Marca | Nº de Operações no Exterior |
1. Smart Fit | 845 |
2. Oakberry Açaí Bowls | 421 |
3. Kumon | 310 |
4. iGUi | 285 |
5. O Boticário | 164 |
6. Acium | 155 |
7. Havaianas | 95 |
8. Localiza | 92 |
9. Espaçolaser | 66 |
10. Chilli Beans | 61 |
Apesar de ser uma rede de origem japonesa, o Kumon consta no ranking pois a máster-franquia brasileira é responsável pela expansão na América do Sul. Os países mais relevantes entre as 10 redes de franquias mais internacionalizadas são o México (476), Colômbia (299), Portugal (229), Argentina (170), Chile (126), Peru (118), Paraguai (84), Estados Unidos (77), Austrália (75) e Espanha (71).
Marcas presentes em mais países
Marca | Nº de Países com Operações no Exterior |
1. iGUi | 50 |
2. Oakberry Açaí Bowls | 40 |
3. Maple Bear | 30 |
4. Chilli Beans | 16 |
5. Acium | 15 |
6. Smart Fit | 14 |
7. Carmen Steffens | 14 |
8. Usaflex Franquias | 12 |
9. O Boticário | 11 |
10. CleanNew | 10 |
Franquias:
ABF e Apex concedem Certificado de Franquia Internacional
Para reconhecer as marcas com maior atuação internacional, a ABF e a Apex divulgaram nesta terça-feira (3/12) as marcas chanceladas na 6ª edição do Certificado de Franquia Internacional ABF 2024. Ao todo, 68 marcas se inscreveram e foram contempladas. Juntas, elas somam 2.901 operações fora do país.
“Tanto a ABF quanto a ApexBrasil, por meio do Programa Franchising, têm dado todo o apoio para que cada vez mais marcas brasileiras finquem suas bandeiras internacionalmente e o Certificado de Franquia Internacional é um reconhecimento ao esforço e à excelência das redes brasileiras em sua jornada de internacionalização, além de servir como um estímulo para que outras das nossas marcas expandam globalmente”, diz Amado.
A chancela reconhece as redes de acordo com o nível de maturidade e presença global. O objetivo é estimular as empresas que estão no processo de internacionalização e engajar os profissionais das marcas em missões internacionais apoiadas ou promovidas pelo Franchising Brasil. Para 2025 já estão previstas a Franchising Expo Paris, de 15 a 17 de março, e a The IFA World Franchise Show 2025, entre 7 e 10 de maio, em Miami (EUA).
As redes são reconhecidas nas seguintes categorias:
- Pleno: com até duas unidades no exterior em até 1 país
- Sênior: de 3 a 30 unidades no exterior ou 2 a 4 países
- Máster: de 31 a 61 unidades no exterior ou 5 a 7 países
- Mega: mais de 61 unidades no exterior ou em 8 ou mais países.
Neste ano, 24 redes obtiveram o Certificado Pleno; 24 o Sênior; 5 o Máster e 15, o Mega. Moda; Saúde, Beleza e Bem-Estar; e Educação se destacaram entre os segmentos.
“As marcas certificadas demonstram a capacidade do franchising brasileiro de competir globalmente, com modelos de negócios sólidos, inovação e alto padrão de qualidade. Isso reforça que as franquias made in Brazil atendem a critérios internacionais de gestão, operação e adaptação a mercados externos. Há um imenso mercado e demanda para os produtos e serviços brasileiros por todo o mundo e a ABF junto com a ApexBrasil continuarão trabalhando para que nossas franquias aproveitem as oportunidades para atendê-los”, diz Baril.
Confira a lista completa com todos os chancelados:
Certificado de Franquia Internacional 2024
CATEGORIA PLENO | CATEGORIA SÊNIOR | CATEGORIA MÁSTER | CATEGORIA MEGA |
Café Du Centre | Anjos Colchões | Doutor Sofá | Açaí Concept |
Clube da Permuta | Arranjos Express | Emagrecentro | Acium |
Depyl Action | Bateras Beat | Mundo a parte | O Boticário |
Emporium da Beleza Franchising Ltda. | Bibi | Sóbrancelhas | Carmen Steffens |
Evidente | Billy the Grill | Sobrancelhas Design | Chilli Beans |
Hometree | Casa do Construtor | Cleannew | |
Influx Administração | Cotafácil | Espaçolaser | |
Instituto Brasileiro de Línguas | Happy Hub Educacional | iGUi | |
Lavateria | Hope | Kumon | |
Lez a Lez | Ital’in House | Localiza | |
Morana | Jorge Bischoff | Maple Bear | |
My Place Office | Kingdom Açaí | Oakberry Açaí Bowls | |
Nutty Bavarian | L’Entrecôte de Paris | Smart Fit | |
Pizza Rão | Limpeza com Zelo | Havaianas | |
Quem disse, Berenice? | Maria Pitanga | Usaflex Franquias | |
Remar Franquia Ltda. | Mercadão dos Óculos | ||
Rockfeller Brasil Centro de Línguas Ltda. | NTW Contabilidade e Gestão Empresarial | ||
Sapatop | Onodera | ||
Shogunteam | Puket | ||
Sodiê Doces | Ronaldo Academy | ||
Sushirão | School of Rock | ||
Turquesa Esmalteria | Sorrifácil | ||
Vida Leve | Top English | ||
Werner Coiffeur | Wizard by Pearson | ||