Portal BEI

Smart Fit, Oakberry, Kumon: veja quais são as 10 franquias brasileiras com mais unidades no exterior

Fonte: Redação

A expansão internacional se tornou uma alternativa cada vez mais palpável para redes de franquia. Só neste ano, marcas como Doutor Hérnia, The Best Açaí e Espetto Carioca iniciaram a expansão para outros países. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), são 205 marcas associadas com unidades internacionais.

Para impulsionar esse movimento, a entidade, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), promove o programa Franchising Brasil, que tem entre suas ações o Certificado de Franquia Internacional, que está na sexta edição. Neste ano, foram 68 chancelados, um recorde. Veja a lista completa no final da matéria.

Pela primeira vez, a entidade fez dois rankings com os inscritos para receberem o certificado, considerando operações fora do país e países de atuação. Segundo Bruno Amado, gerente-executivo do Franchising Brasil e de Projetos Internacionais da ABF, as empresas inscritas “lideram o setor em número de operações e presença global”. PEGN teve acesso às informações em primeira mão.

“Criamos o ranking para acompanhar mais de perto o andamento da internacionalização das marcas. Vendo no detalhe, notamos que algumas franquias brasileiras já têm alguma presença representativa e esperamos que outras invistam e acelerem em seus processos de internacionalização”, afirma o diretor Internacional da ABF, Natan Baril.

Confira os rankings abaixo:

Redes por Número de Operações no Exterior

Marca Nº de Operações no Exterior
1. Smart Fit 845
2. Oakberry Açaí Bowls 421
3. Kumon 310
4. iGUi 285
5. O Boticário 164
6. Acium 155
7. Havaianas 95
8. Localiza 92
9. Espaçolaser 66
10. Chilli Beans 61

Apesar de ser uma rede de origem japonesa, o Kumon consta no ranking pois a máster-franquia brasileira é responsável pela expansão na América do Sul. Os países mais relevantes entre as 10 redes de franquias mais internacionalizadas são o México (476), Colômbia (299), Portugal (229), Argentina (170), Chile (126), Peru (118), Paraguai (84), Estados Unidos (77), Austrália (75) e Espanha (71).

Marcas presentes em mais países

Marca Nº de Países com Operações no Exterior
1. iGUi 50
2. Oakberry Açaí Bowls 40
3. Maple Bear 30
4. Chilli Beans 16
5. Acium 15
6. Smart Fit 14
7. Carmen Steffens 14
8. Usaflex Franquias 12
9. O Boticário 11
10. CleanNew 10

Franquias:

ABF e Apex concedem Certificado de Franquia Internacional

Para reconhecer as marcas com maior atuação internacional, a ABF e a Apex divulgaram nesta terça-feira (3/12) as marcas chanceladas na 6ª edição do Certificado de Franquia Internacional ABF 2024. Ao todo, 68 marcas se inscreveram e foram contempladas. Juntas, elas somam 2.901 operações fora do país.

“Tanto a ABF quanto a ApexBrasil, por meio do Programa Franchising, têm dado todo o apoio para que cada vez mais marcas brasileiras finquem suas bandeiras internacionalmente e o Certificado de Franquia Internacional é um reconhecimento ao esforço e à excelência das redes brasileiras em sua jornada de internacionalização, além de servir como um estímulo para que outras das nossas marcas expandam globalmente”, diz Amado.

A chancela reconhece as redes de acordo com o nível de maturidade e presença global. O objetivo é estimular as empresas que estão no processo de internacionalização e engajar os profissionais das marcas em missões internacionais apoiadas ou promovidas pelo Franchising Brasil. Para 2025 já estão previstas a Franchising Expo Paris, de 15 a 17 de março, e a The IFA World Franchise Show 2025, entre 7 e 10 de maio, em Miami (EUA).

As redes são reconhecidas nas seguintes categorias:

  • Pleno: com até duas unidades no exterior em até 1 país
  • Sênior: de 3 a 30 unidades no exterior ou 2 a 4 países
  • Máster: de 31 a 61 unidades no exterior ou 5 a 7 países
  • Mega: mais de 61 unidades no exterior ou em 8 ou mais países.

Neste ano, 24 redes obtiveram o Certificado Pleno; 24 o Sênior; 5 o Máster e 15, o Mega. Moda; Saúde, Beleza e Bem-Estar; e Educação se destacaram entre os segmentos.

“As marcas certificadas demonstram a capacidade do franchising brasileiro de competir globalmente, com modelos de negócios sólidos, inovação e alto padrão de qualidade. Isso reforça que as franquias made in Brazil atendem a critérios internacionais de gestão, operação e adaptação a mercados externos. Há um imenso mercado e demanda para os produtos e serviços brasileiros por todo o mundo e a ABF junto com a ApexBrasil continuarão trabalhando para que nossas franquias aproveitem as oportunidades para atendê-los”, diz Baril.

Confira a lista completa com todos os chancelados:

Certificado de Franquia Internacional 2024

CATEGORIA PLENO CATEGORIA SÊNIOR CATEGORIA MÁSTER CATEGORIA MEGA
Café Du Centre Anjos Colchões Doutor Sofá Açaí Concept
Clube da Permuta Arranjos Express Emagrecentro Acium
Depyl Action Bateras Beat Mundo a parte O Boticário
Emporium da Beleza Franchising Ltda. Bibi Sóbrancelhas Carmen Steffens
Evidente Billy the Grill Sobrancelhas Design Chilli Beans
Hometree Casa do Construtor Cleannew
Influx Administração Cotafácil Espaçolaser
Instituto Brasileiro de Línguas Happy Hub Educacional iGUi
Lavateria Hope Kumon
Lez a Lez Ital’in House Localiza
Morana Jorge Bischoff Maple Bear
My Place Office Kingdom Açaí Oakberry Açaí Bowls
Nutty Bavarian L’Entrecôte de Paris Smart Fit
Pizza Rão Limpeza com Zelo Havaianas
Quem disse, Berenice? Maria Pitanga Usaflex Franquias
Remar Franquia Ltda. Mercadão dos Óculos
Rockfeller Brasil Centro de Línguas Ltda. NTW Contabilidade e Gestão Empresarial
Sapatop Onodera
Shogunteam Puket
Sodiê Doces Ronaldo Academy
Sushirão School of Rock
Turquesa Esmalteria Sorrifácil
Vida Leve Top English
Werner Coiffeur Wizard by Pearson

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!