Dono de um legado inestimável no mundo do entretenimento e dos negócios, Silvio Santos deixou inspirações para diversos empreendedores. Ao longo de sua trajetória, o apresentador construiu o Grupo Silvio Santos, que é dono de empresas como SBT, Jequiti e Hotel Jequitimar.
A morte de Silvio no último sábado (17/8), aos 93 anos, vítima de broncopneumonia agravada por H1N1, segundo o boletim médico, motivou homenagens de fãs, políticos e empresários em todo o país.
Entidades empresariais, como a Federação Nacional de Capitalização (Fenacap) e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) emitiram notas de condolências. A primeira exaltou o legado do empresário com a Tele Sena, e a segunda falou de forma mais abrangente sobre o impacto do empresário: “Silvio Santos foi um dos maiores ícones da televisão brasileira, comunicador de talento único e inconfundível, empresário de sucesso e que deixa um legado de valor inestimável.”
Muitos empresários utilizaram as redes sociais nas últimas 24 horas para fazer suas homenagens ao apresentador, como Luiza Trajano, do Magazine Luiza, Alexandre Costa, da Cacau Show, e Caito Maia, da Chilli Beans. Confira alguns:
Morre Silvio Santos:
Luiza Trajano, do Magazine Luiza
A presidente do conselho do Magazine Luiza relembrou no LinkedIn quando a sua empresa adquiriu o Baú da Felicidade, em 2011, período em que teve o maior contato com o empresário. “Uma lenda que trouxe alegria e entretenimento para milhões de brasileiros”. No Instagram, ela fez mais uma homenagem, ressaltando a habilidade de conexão de Silvio: “Era um dos maiores comunicadores, que falava com todos.”
Caito Maia, da Chilli Beans
O fundador da rede de moda e acessórios Chilli Beans exaltou o legado de empreendedorismo de Silvio, contando a história de como o apresentador transformou o Baú da Felicidade no embrião do que seria o Grupo Silvio Santos. “O Brasil precisa de mais empreendedores como esse. Exemplos de continuidade, exemplo de entregar e fazer a diferença. De acreditar no impossível”, escreveu.
Alexandre Costa, da Cacau Show
O fundador da rede de chocolates finos Cacau Show compartilhou uma reflexão sobre o impacto de Silvio Santos sobre a sociedade. Na mensagem, ela faz referência a uma conversa que teve Celso Portioli, apresentador do SBT e seu amigo pessoal. Costa diz que apesar da morte, “o que me inspira é a vida de trabalho e realizações que este homem ímpar teve”. “Só se constroem trajetórias magnificas como a do Silvio com muito trabalho”, escreve.
Rony Meisler, da AR&Co (Azzas 2145)
“Um dos maiores empreendedores desse país”. É assim que Rony Meisler, fundador da Reserva e presidente da AR&Co, divisão da Azzas 2145 (fruto da fusão entre Soma e Arezzo) se refere a Silvio Santos. O empresário exaltou o poder de comunicação do apresentador e a forma como ele se conectava com o povo brasileiro. “Ignorou modismos, seguiu sendo ele mesmo até o último segundo e só conquistou amor e admiração”, escreve.
João Adibe, da Cimed
O CEO da Cimed disse que a morte do apresentador se trata de “uma grande perda para todos os brasileiros”. “Um ícone que revolucionou a comunicação e o empreendedorismo”. A empresa está em negociações para a aquisição da Jequiti, uma das marcas do Grupo Silvio Santos.
Sandra Chayo, da Hope
A diretora institucional do Grupo Hope também usou sua conta no Instagram para homenagear Silvio e refletir sobre o legado que ele deixa para a sociedade. Ele menciona características como “inovador, desbravador, voz forte e marcante”. “Perdemos hoje mais um ícone de toda uma geração”, diz.
Brunna Farizel, da Splash Bebidas Urbanas
A sócia-fundadora da rede de cafeterias compartilhou que mantém lembranças familiares dos programas apresentados por Silvio Santos, e que acredita que esse seja o mesmo sentimento de muitos brasileiros. “Como empreendedor sempre deixou claro que seu sucesso só chegou diante de muito trabalho, e só assim a sorte surgiu em alguns momentos”, diz.
Carla Sarni, do Grupo Salus
A fundadora da rede Sorridents diz que o que a impressionou em Silvio Santos era a habilidade de “se reinventar”. “Ele começou com pouco, mas construiu um império, sempre encontrando maneiras novas de se conectar com o público. Essa capacidade de adaptação é algo que todos nós podemos aprender e aplicar em nossas vidas”, diz. De acordo com ela, a lição que ele deixa é que “com coragem e determinação, podemos transformar nossa realidade”.
Monique Evelle, da Inventivos
Como uma forma de homenagem, a empreendedora compartilhou uma imagem de Silvio Santos com a jornalista Glória Maria, falecida em 2023.