Sete turistas procuraram tratamento hospitalar por suspeita de envenenamento após beberem coquetéis em um bar em um resort de luxo em Fiji, que agora está sendo investigado pela polícia. Quatro australianos e outros três turistas de outras nacionalidades foram levados ao hospital após serem servidos com bebidas preparadas em um bar no Warwick Fiji, um resort cinco estrelas, no sábado.
Todos os sete foram levados ao hospital na noite de sábado apresentando “náusea, vômito e sintomas neurológicos”, segundo o Ministério da Saúde de Fiji. Médicos em Fiji decidiram liberar cinco dos sete pacientes – incluindo quatro australianos e um americano – que foram hospitalizados após consumirem piña coladas em um bar de hotel de luxo.
Eles adoeceram após beberem coquetéis de piña colada preparados em um bar do resort cinco estrelas Warwick Fiji, localizado na Coral Coast, cerca de 70 quilômetros a oeste da capital, Suva, segundo as autoridades. Um porta-voz do Ministério da Saúde disse que os sete hóspedes, com idades entre 18 e 56 anos, incluíam quatro australianos, um americano e duas outras pessoas cujas nacionalidades não foram informadas.
Um dos pacientes recebeu alta no domingo, do Hospital Sigatoka, próximo ao hotel, informou o ministro do Turismo, Viliame Gavoka. Os outros seis foram transferidos para o maior Hospital Lautoka, na costa oeste da ilha, disse ele, com dois deles liberados na manhã de segunda-feira e outros dois programados para sair mais tarde no mesmo dia.
Os dois pacientes restantes no Hospital Lautoka estavam em “condição estável” na unidade de terapia intensiva, informou Gavoka em uma coletiva de imprensa. O Ministério da Saúde e a força policial de Fiji estão investigando a causa, disse Gavoka, acrescentando que os resultados de testes toxicológicos “críticos” normalmente levam três ou quatro dias. “Todos estão em estado de incredulidade pelo que aconteceu”, disse ele.
Questionado se a doença poderia estar relacionada a envenenamento por metanol, Gavoka afirmou que “não acreditamos que isso seja possível em Fiji”. Embora tenha evitado especular sobre a causa, ele afirmou que se tratava de um “incidente muito isolado”.
O turismo em Fiji, que atrai cerca de um milhão de pessoas todos os anos, é “tipicamente muito seguro”, declarou ele. O ministro disse ainda não acreditar que o incidente tenha sido resultado de uma ação deliberada.
O bar do hotel envolvido estava “muito movimentado” naquela noite, acrescentou, mas apenas sete pessoas adoeceram após consumirem as piña coladas, que normalmente são “bastante inofensivas”.
Um porta-voz do hotel Warwick Fiji afirmou que uma investigação está sendo conduzida e que aguardam os resultados dos testes realizados pelas autoridades de saúde. “No momento, não temos detalhes conclusivos, mas estamos comprometidos em garantir a segurança e o bem-estar de nossos hóspedes”, afirmou o porta-voz.
O Ministério das Relações Exteriores da Austrália informou que está prestando assistência consular a duas famílias, mas se recusou a comentar mais detalhes, citando “obrigações de privacidade”.