Portal BEI

Sete frases para evitar se você quer ter alta inteligência emocional, segundo psicóloga de Harvard

Fonte: Redação

Manter a inteligência emocional no dia a dia é fundamental para o sucesso profissional e pessoal a longo prazo. A constatação é da especialista Cortney Warren, psicóloga formada na Harvard Medical School. Segundo Warren, pessoas emocionalmente mais inteligentes conseguem acessar emoções, entender pistas não verbais e regular seus sentimentos para construir relacionamentos mais fortes.

Para isso, no entanto, essas habilidades precisam ser trabalhadas. Uma das formas de fazer isso é evitar frases que não são emocionalmente inteligentes e trocá-las por abordagens mais empáticas. Ao jornal CNBC, a psicóloga listou sete delas:

1. “Não vou mudar. Eu sou assim!”

A inteligência emocional está associada à capacidade de mudar ao longo do tempo. Pessoas com baixa inteligência emocional geralmente são mais rígidas e têm dificuldades para mudar ou evoluir. Warren pontua que fortes convicções são importantes, mas também é necessário estar aberto a novas possibilidades.

O que dizer: “Preciso pensar mais sobre o que você está dizendo e estou aberto aos comentários sobre mim, mesmo que seja difícil ouvi-los.”

Gestão de pessoas:

2. “Não me importa como você se sente!”

Desrespeitar os sentimentos de outras pessoas é um sinal de baixa inteligência emocional, alerta a especialista. Segundo Warren, mostrar falta de empatia pelos outros, especialmente quando estão passando por um momento ruim, torna difícil desenvolver relacionamentos benéficos.

O que dizer: “Lamento saber que você está se sentindo chateado. Como posso ser útil para você agora?”

3. “É sua culpa eu estar me sentindo assim!”

Para Warren, pessoas com forte inteligência emocional não culpam o mundo exterior por seus sentimentos. Ela ressalta que nossas emoções não são responsabilidade de outra pessoa.

O que dizer: “Estou me sentindo muito abalado agora. Minha percepção da situação é que …”

4. “Você está errado!”

Pessoas emocionalmente inteligentes se esforçam para entender a experiência vivida pelo outro, em vez de serem reativas.

O que dizer: “Eu quero ouvir sua perspectiva, mesmo não vendo as coisas do jeito que você vê. Você pode me ajudar a entender por que está se sentindo assim?”

5. “Pare de ser louco!”

Ser capaz de ouvir a experiência de outra pessoa com empatia é um sinal-chave de inteligência emocional, diz Warren. Isso significa ter um grande senso de autoconsciência e autoestima.

O que dizer: “Embora você esteja chateado comigo, acho que sua reação pode ter mais a ver com o seu passado do que com o que estou fazendo agora. O que você acha?”

6. “Eu não posso te perdoar!”

Pessoas emocionalmente inteligentes podem se colocar no lugar de outra pessoa e isso as torna mais abertas para perdoar, afirma a psicóloga.

O que dizer: “Estou tendo dificuldade em perdoá-lo agora. Porém, estou trabalhando para deixar de lado esse ressentimento porque gostaria que pudéssemos consertar isso e seguir em frente.”

7. “Seus sentimentos são irracionais!”

Para Warren, a inteligência emocional desperta nas pessoas a aptidão para reconhecer os sentimentos dos outros, mesmo que eles não sejam agradáveis.

O que dizer: “Suas emoções são válidas. Eu não entendo completamente por que você se sente assim, mas eu quero compreender. Você pode me contar mais?”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!