Portal BEI

Sem dinheiro para a faculdade, estudante empreende com buquês de chocolate e conquista clientes

Fonte: Redação

Foi por necessidade que Cainne Vitória da Silva Lima, 21 anos, encontrou uma paixão e um novo caminho profissional. Moradora de Mineiros (GO), a jovem estudante de Direito está no sétimo período da faculdade, trabalha em uma loja de produtos de limpeza e faz renda extra com a confecção de buquês de chocolate.

O negócio surgiu de uma situação desesperadora há três anos: ao perder um emprego, a jovem se viu sem dinheiro para pagar a mensalidade da faculdade. A solução veio de um presente improvisado para uma amiga que logo virou um produto de sucesso. Hoje, ela tem mais de 39 mil seguidores no TikTok, onde compartilha sua história, com o objetivo de impactar consumidores e inspirar internautas.

“Minha vida é muito corrida. Trabalho o dia todo, vou para a faculdade à noite e, de madrugada, produzo meus buquês”, conta ela, que aprendeu a montar as peças assintindo a vídeos na internet. Em datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, a demanda é tão alta que ela costuma encerrar as encomendas com antecedência.

O Dia dos Namorados do ano passado foi um marco: “Tive que parar de aceitar pedidos duas semanas antes da data, porque não daria conta de produzir tudo”, relembra. Para ela, ver tantas pessoas encomendando seus produtos é uma confirmação de que está no caminho certo. “No começo, eu achava que era só uma renda extra, mas hoje vejo que é um verdadeiro negócio.” Atualmente, ela fatura R$ 1.000 ao mês com o empreendimento.

Cainne conta com catálogo de buquês de diferentes tipos e tamanhos — Foto: Redes sociais
Cainne conta com catálogo de buquês de diferentes tipos e tamanhos — Foto: Redes sociais

Para otimizar sua produção, a empreendedora investe boa parte do faturamento em matéria-prima. “Sempre busco novidades e quero que meus produtos sejam diferenciados. Meu foco é oferecer algo feito com carinho e que encante as pessoas”, explica. A estratégia tem dado certo. “Divulgo muito pelo Instagram e pelo TikTok, e sempre deixo algumas peças na loja onde trabalho. Muitas pessoas adquirem ali mesmo, enquanto fazem suas compras”, acrescenta.

Em dezembro do ano passado, o sucesso de um vídeo no TikTok ajudou a impulsionar ainda mais seu crescimento. “Postei sem expectativa, só querendo compartilhar minha história. Quando acordei no dia seguinte, já tinha viralizado”, conta. O post alcançou quase 900 mil pessoas. Desde então, ela tem recebido mensagens de gente que se inspiram em sua trajetória, incluindo mães solteiras e estudantes que buscam uma renda extra. “Recebo mensagens de pessoas dizendo que começaram seus próprios negócios depois de me verem. Isso me emociona muito, porque sei como é difícil começar sem recursos, mas também sei que é possível.”

Agora, ela planeja expandir o alcance de seus produtos, buscando formas de enviar suas produções para outras regiões do Brasil. “Muita gente quer comprar de fora da minha cidade, mas ainda preciso estruturar melhor a questão da entrega e embalagem”, diz.

Para quem deseja empreender, a jovem aconselha: “Comece com o que tem e não tenha medo de errar. Eu comecei com pouquíssimo dinheiro, mas muita vontade de fazer dar certo. E hoje, olho para trás e vejo o quanto valeu a pena”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!