Cerimônia de revelação dos vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora acontece na próxima terça-feira (11), em Brasília (DF)
As gestões municipais que se destacaram no ano passado com iniciativas em prol do empreendedorismo local são reconhecidas na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). A cerimônia de revelação dos vencedores da etapa nacional da premiação acontece na próxima terça-feira (11), em Brasília (DF). O evento reúne lideranças engajadas em 240 projetos finalistas, após seletiva em todos os estados e no Distrito Federal.
Ao todo, o Sebrae recebeu mais de 2,5 mil inscrições em todo o país – cerca de 1 mil a mais que a premiação anterior. Desde 2001, o PSPE destaca o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.
Anteriormente chamado de Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, a partir desse ano, a premiação mudou de nome para garantir a inclusão e reconhecimento das prefeitas, bem como de todas as pessoas envolvidas nos projetos selecionados, servidores públicos, parceiros e cidadãos.
Na história da premiação, são mais de 13 mil projetos participantes, com 1.614 vencedores regionais e 116 vencedores nacionais. De acordo com a analista de Políticas Públicas do Sebrae Nacional Sabrina Jacoby, a 12ª edição do PSPE apresenta 31 prefeitas finalistas, o que corresponde aproximadamente à média nacional de prefeitas no país (12%).
Podemos dizer que o prêmio traduz a representatividade de mulher na política municipal hoje, apesar de ainda não ser o ideal. A mudança do nome da premiação vai ao encontro desse propósito de reconhecer e inspirar cada vez mais gestoras públicas também a se envolverem em iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e melhora do ambiente de negócios locais.
Sabrina Jacoby, analista de Políticas Públicas do Sebrae Nacional
Projetos finalistas
O PSPE é realizado em duas grandes etapas. A estadual, em que cada prefeitura concorre apenas com iniciativas da mesma Unidade Federativa. A etapa nacional, em que as iniciativas vencedoras em cada UF e em cada categoria competem entre si, disputando o Prêmio de melhor iniciativa nacional.
O prêmio conta com 10 categorias: Simplificação e Fomento do empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Cidade Empreendedora; Governança Territorial; Empreendedorismo Rural e Inclusão Produtiva. As duas últimas categorias são novidades nesta edição.
Clique aqui para conhecer os municípios finalistas da 12ª edição do PSPE.