Professores participam de atividades relacionadas ao desenvolvimento de competências empreendedoras na educação formal
Uma oficina com participação de professores de diferentes estados do país discutiu práticas e abordagens pedagógicas, com foco na educação empreendedora, durante o Festival LED – Luz na Educação, que ocorre no Rio de Janeiro, nesta sexta e sábado (21 e 22). Na tarde de ontem, por cerca de duas horas, debates, exemplos e trocas de experiências foram proporcionadas pela oficina “Como trabalhar o componente curricular projeto de vida e as competências socioemocionais na educação básica?”, promovida pelo Sebrae, em conjunto com o Canal Futura, durante o evento. O festival é produzido pela Globo e Fundação Roberto Marinho, em parceria com a Editora Globo.
Formado em Letras e atualmente doutorando em psicossociologia, Victor Meirelles, que atua como professor na educação básica no Rio de Janeiro, contou durante a atividade sobre o uso da arte e da cultura, numa abordagem empreendedora, para falar de temas considerados áridos por parte dos alunos. Ele deu o exemplo de um desenho do Pato Donald que traz noções de aritmética para quebrar barreiras sobre o conteúdo. Ou de ferramentas das redes sociais que podem funcionar como instrumento de pesquisas ou checagem de informações.
“Ao se falar na produção de uma pizza, é possível trabalhar toda uma interdisiciplinariedade. Existem as fatias, os ingredientes que vão em cada uma, para falar de matemática. Podemos falar da química, porque vai ao forno e assa. Tem a literatura, pois a receita precisa estar escrita em algum lugar. Com esses recursos, fica mais saboroso aprender sobre matemática, literatura, química, o próprio idioma italiano”, aponta Victor.
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As barreiras enfrentadas no dia a dia para serem empreendedores no ofício de ensinar também foram trazidas ao debate. Thaiane Machado, professora em Salvador, destacou a pasteurização dos conteúdos e formas de ensinar. “O modelo que vai para uma escola de Brasília é o mesmo que chega à escola de Salvador. E há contextos, até mesmo emocionais, muito diferentes”, aponta. “Em Salvador, as aulas só começam para valer depois do Carnaval, é péssimo, aí eu me pergunto: por que não pegar o carnaval, que é uma festa popular, que tem história, arte, cultura, geografia, território, entre outros temas envolvidos, e cada disciplina não traz isso? Porque o modelo vem de cima para baixo”, afirma.
Luana Carulla, coordenadora do Sebrae Nacional, considera que a oficina cumpriu seu objetivo. “Exploramos possibilidades de desenvolver as competências empreendedoras a partir de atividades dinâmicas, e também disseminamos as soluções do Sebrae com o Canal Futura, potencializando o nosso EAD [ensino a distância]. Houve engajamento e muitas perspectivas de aplicação desses conhecimentos”, destaca Luana.
Quiz no LED
Na parte externa do Festival LED, que acontece no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio, o Sebrae montou um espaço para divulgar a Educação Empreendedora. Estudantes, professores e visitantes em geral do evento puderam participar de um quiz, com perguntas sobre o tema.
Bruna Rodrigues, de 19 anos, estudante de Psicologia, participou da ação. “O empreendedorismo é uma tema muito falado na internet e entre as pessoas, mas não muito nesse sentido de adquirir habilidades não só para abrir uma empresa, mas para a sua vida em geral”, diz a garota.
Alice Lieban, de 22 anos, estudante de Artes Cênicas, também passou pelo local. “A gente que trabalha com arte, de certa forma, também precisa ser empreendedor. Acho que esse tema conversa muito com a nossa realidade, de quem tem que criar projetos, arranjar dinheiro para esses projetos”, comenta Alice.
O Festival LED – Luz na Educação ocorre entre os dias 21 e 22 de junho no Rio de Janeiro. São dois dias de muito conteúdo sobre tecnologia, saúde emocional e crise ambiental, além do papel da educação nessas discussões. Nomes como Angela Davis, Ailton Krenak, Criolo, Mário Sérgio Cortella, Felipe Neto, Marcos Mion e Fábio Porchat participam do evento.