Fundo contará inicialmente com R$ 60 milhões
O Sebrae anunciou nesta quinta-feira (24/10) a criação de um fundo de investimento destinado a incentivar pequenos negócios inovadores em todas as regiões do Brasil. Segundo o comunicado, o foco é em “áreas onde o acesso a financiamento é mais limitado” — o texto não especifica quais seriam essas regiões. O Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento em Participações (FIC FIP) tem como objetivo fomentar o crescimento econômico e reduzir as desigualdades sociais e regionais.
O fundo terá um aporte inicial de R$ 60 milhões. Para isso, o Sebrae busca gestores de fundos com experiência e qualificação técnica para conduzir as alocações de investimento, aliando a gestão à implementação de práticas de governança e controle de riscos.
A instituição lançou um edital para selecionar os gestores responsáveis por definir políticas de investimento alinhadas às diretrizes do Sebrae. Valdir Oliveira, gerente da unidade de capitalização e serviços financeiros do Sebrae Nacional, destacou que a gestão de risco será uma parte essencial da estratégia para garantir a aplicação adequada dos recursos.
“O lançamento deste edital reforça nosso compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil”, afirma Oliveira. “Ao ampliar os recursos disponíveis para o financiamento de pequenos negócios inovadores, criamos oportunidades para que esses empreendedores transformem suas ideias em realidade, gerando emprego e renda, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país”, completa.
De acordo com o Sebrae, a equipe do gestor deve ser residente ou sediada no Brasil, e os recursos do FIC-FIP e dos FIPs precisam ser aplicados dentro do país. Além disso, é exigida a comprovação de credenciamento na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para a gestão ou administração de carteiras de valores mobiliários.
Os interessados podem acessar o site do Sebrae para mais informações sobre o edital e os critérios de seleção.