O McFish voltou (novamente) ao cardápio do McDonald’s em todos os restaurantes do Brasil, mas por tempo limitado — de novo. A estratégia promocional baseada em “escassez” caiu no gosto da companhia desde a primeira reinvestida no produto, em 2024. Dessa vez, a marca resolveu trazer novidades para o lançamento, com a combinação do sanduíche com batatas rústicas, inspirado no tradicional prato britânico fish and chips, além de uma parceria com o Duolingo. A ação foi anunciada no último domingo (23/2), em São Paulo, com um letreiro formado por 300 drones no céu.
“O McFish é um fenômeno do Méqui, com uma base de fãs superengajada que só cresce com o passar do tempo, e, por isso, mesmo depois de duas temporadas, a expectativa continua altíssima”, afirma Lariane Duarte, gerente de Marketing do McDonald’s.
A oferta limitada do McFish divide opiniões entre os apreciadores do produto. Em fevereiro de 2024, após a primeira campanha do produto que seguia a mesma linha, alguns clientes chegaram a acionar a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) por causa da falta do item. O momento marcava o retorno do sanduíche após cinco anos fora do cardápio da rede brasileira.
Na ocasião, a marca afirmou que a estratégia fazia parte do interesse da empresa pelo engajamento dos clientes e também teria sido motivada pela criação do perfil ‘Volta McFish’ no Instagram. A página foi criada por fãs do sanduíche e acumula mais de 21 mil seguidores.
O lanche havia sido retirado do cardápio em 2019 pela baixa demanda. A rede justificou que a decisão se baseou na “análise do comportamento dos consumidores em comparação a outros sanduíches vendidos na rede”. Procurada por PEGN, a assessoria da Arcos Dorados, que detém os direitos exclusivos de operar franquias de restaurantes McDonald’s na América Latina, explicou que “cada mercado segue sua estratégia de forma independente”.
Em junho, quando o lanche retornou ao cardápio, a empresa divulgou uma série de vídeos ficcionais nas redes sociais sobre a origem do produto. Nos episódios, três clientes são levados até o Alasca, local de origem do peixe polaca, utilizado no lanche.
Segundo a nota enviada a PEGN, a (nova) volta do McFish é um “exemplo de como os desejos dos clientes estão no centro da estratégia da marca”. Quanto à estratégia de marketing, a rede afirma que a limitação da oferta do produto busca gerar conexão com os clientes por meio de campanhas inovadoras e personalizadas.
Criado em 1962 nos Estados Unidos para manter as vendas durante o período da quaresma, o sanduíche é composto por um pão regular, molho emulsionado tártaro, uma fatia de queijo sabor cheddar e um filé de peixe polaca empanado. No país de origem, o lanche permanece no cardápio.