Perder o foco ou se distrair com conversas e informações é algo comum, que pode atrapalhar a produtividade e te impedir de bater metas e concretizar objetivos. Mas há meios de driblar o problema. No Inc., o consultor de inteligência emocional Justin Bariso explicou uma tática que pode ajudar.
Trata-se da regra 25/5. A ideia é que você faça uma lista de 25 objetivos e depois destaque apenas os cinco principais.
Gestão de pessoas:
A partir disso, o foco deve ser nas atividades que melhor atendem as cinco prioridades. Ao mesmo tempo, é preciso se manter longe das outras 20 metas. Esses outros objetivos, muitas vezes, podem ter ganhos a curto prazo, mas no fim apenasos distanciam do que realmente deseja.
“Realizar cinco coisas importantes é realmente difícil. Leva tempo. É preciso foco. São necessários vários passos menores ao longo do caminho, trabalhando e conectando um ao outro”, escreve Bariso. Para ele, isso é o que faz esse método ser emocionalmente inteligente. “Ajuda você a gerenciar suas emoções e exercitar a autodisciplina. Quando você reconhece que a alegria de curto prazo que sente ao buscar essas coisas menores não é igual ao arrependimento que sente por não ter conseguido alcançar as coisas mais importantes, você pode obter maior foco e controle.”
Segundo ele, você não necessariamente precisa fazer uma lista tão grande. Mas identificar um objetivo claro e posicioná-lo em determinado período de tempo, seja dia, semana, mês ou ano, o que quer conquistar. O que quer se coloque entre você e esse objetivo é apenas distração.