Marca diz que tem como proposta de valor o funcionamento ininterrupto e que mais de 90% de suas lojas no Brasil operam dessa forma
Nos últimos anos, a rede de mercados Oxxo expandiu rapidamente pela cidade de São Paulo, atingindo, em 2024, a marca de 500 lojas. Em algumas regiões da capital, chega a ser possível encontrar uma unidade a cada quarteirão. Embora a proposta seja funcionar 24 horas por dia, alguns usuários relatam nas redes sociais já ter encontrado estabelecimentos fechados em determinados horários.
Em uma publicação no Threads, o usuário @ederkambara compartilhou a foto de uma loja Oxxo com uma grande placa na janela indicando que o estabelecimento funciona 24 horas. No entanto, logo abaixo, havia um aviso informando que a loja estava fechada para o almoço. O post, feito neste domingo (15/9), alcançou quase 50 mil visualizações.
Nos comentários, alguns defenderam a rede. “É literalmente só vc andar uma quadra e ir em outro Oxxo”, afirmou um internauta.
Com o debate gerado, o autor da postagem afirmou que a crítica não foi direcionada aos funcionários, e sim à rede. “A loja precisava contratar mais funcionários, para conseguir fazer a escala corretamente e garantir o horário de almoço de todos sem precisar fechar as portas. Geralmente só há dois funcionários nessa loja [um estoquista/repositor e um caixa]”, falou.
Não é a primeira vez que lojas Oxxo, que prometem operar 24 horas, geram repercussão nas redes por estarem fechadas em horários como almoço e jantar. Em março de 2024, um usuário da rede X reclamou sobre o fechamento de uma unidade em um momento que, segundo ele, deveria estar aberta. “O Oxxo aqui da rua é 24 horas, só que fechado”, escreveu.
Em resposta a PEGN, a Oxxo diz que “tem como proposta de valor estar sempre próximo dos clientes, e isso contempla o funcionamento de suas unidades no formato 24h”. A empresa diz que mais de 90% das unidades funcionam dessa maneira, “conforme demanda do bairro”. A rede não respondeu sobre políticas a respeito de horário de almoço ou escalas de funcionários.
A Oxxo, fruto de uma joint-venture entre Raízen e Femsa Comercio, chegou ao Brasil em 2020 com a proposta de oferecer conveniência aos consumidores.