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Rede de sorvetes na chapa aposta em franquia de freezer de picolé de gelato

Fonte: Redação

Após chegar a 85 unidades de lojas físicas, a rede de sorvetes na chapa Ice Cream Roll resolveu apostar em um novo modelo de negócio: freezers dentro de estabelecimentos comerciais para vender picolés de gelato. A empresa fez um investimento de R$ 3 milhões para o desenvolvimento do formato e espera negociar 170 pontos como franquia em 2025 — 16 já foram vendidos e estão em fase de implementação.

Segundo o CEO da marca, Roger Alex Rodrigues o formato nasceu com dois objetivos: ampliar pontos de venda para a marca e atingir um público que deseja empreender, mas que não consegue investir todo o seu tempo em um negócio. “É um empreendimento para administrar de forma independente, sem a necessidade de supervisão constante. Ideal para quem já tem emprego e deseja ter um negócio sem tanto acompanhamento”, afirma.

Fundada em 2017 em Indaiatuba, no interior de São Paulo, a Ice Cream Roll nasceu após uma viagem que Rodrigues fez à Tailândia. A receita que dá nome à marca é feita em uma chapa fria, permitindo que os sorvetes sejam servidos em formato de rolo. Os picolés de gelato são um complemento do faturamento nas unidades tradicionais. No ano passado a rede, que tem 85 unidades, sendo três próprias, faturou R$ 57 milhões.

O novo formato foi desenvolvido ao longo de 2024, e foi testado por três meses em 20 pontos comerciais de São Paulo, por meio de comodato. Durante esse período, Rodrigues precisou realizar alguns ajustes, como a definição do perfil das praças em que os equipamentos seriam instalados e o tamanho do freezer.

“Começamos com um freezer pequeno que não comportava a necessidade dos produtos. Percebemos em alguns locais que precisavam de abastecimento constante”, detalha. Agora, a rede trabalha com dois tamanhos de freezers: um que comporta 200 picolés, e outro 400.

Os freezers podem ser instalados em locais como restaurantes, bares e outros pontos de venda. Diferentemente de um negócio autônomo, o cliente realiza os pagamentos dos produtos no caixa do estabelecimento.

Cada freezer vai contar com dez sabores de gelatos no palito, sendo oito com base de leite e dois de frutas — são as mesmas receitas do sorvete de rolo, mas com o maquinário adaptado para o formato de picolé.

O investimento inicial para se tornar um franqueado deste novo formato da Ice Cream Roll é de R$ 44 mil, incluso taxa de franquia, quatro freezers e um aparelho para estoque, que ficará na casa do franqueado, com capacidade para até 1,2 mil picolés. Caso queira adquirir mais freezers, o valor adicional é de R$ 2,8 mil por aparelho.

Em caso de falta de energia, o equipamento de estoque segura a temperatura por até 15 horas, em média. Os demais aguentam até 10 horas.

Segundo Rodrigues, apesar de ser um modelo “autônomo”, o franqueado precisará dedicar em torno de 12 horas por semana para a franquia. A marca estima um retorno do investimento em até 14 meses, com uma venda média mensal de 150 picolés por freezer. O tíquete médio estimado é de R$ 21,90, e o público-alvo são os clientes das classes A e B.

Com um tíquete médio de R$ 21,90 e com foco no público da classe A e B, o freezer contará com 10 sabores de gelatos no palito, sendo oito com base de leite e dois de fruta. — Foto: Divulgação
Com um tíquete médio de R$ 21,90 e com foco no público da classe A e B, o freezer contará com 10 sabores de gelatos no palito, sendo oito com base de leite e dois de fruta. — Foto: Divulgação

O raio de atuação da franquia será determinado de acordo com a concentração de habitantes do local e o franqueado será o responsável por prospectar clientes, abastecer os freezers e ficar atento à demanda do local em que o ponto será instalado, que pode variar conforme o fluxo e a época do ano.

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