Ter motivação para trabalhar é essencial para ser produtivo e se sentir bem durante as horas do dia em que está dedicado à vida profissional. Porém, nem sempre é fácil encontrar essa motivação.
Para Gabriela Rosen Kellerman, psiquiatra com formação em Harvard, e Adam Grant, psicólogo comportamental da universidade de Wharton, existe uma habilidade-chave para quem quer se sentir mais motivado no trabalho: o sentimento de importância.
Segundo o CNBC Make It, no livro “Tomorrowmind” (“Mente do Amanhã”, em tradução livre), Kellerman já havia destacado o senso de importância como uma das três habilidades essenciais que determinam “quem é capaz de ter sucesso na grande incerteza e volatilidade” do mercado de trabalho moderno. A partir de pesquisas, ela e o psicólogo Martin Seligman, coautor do livro, descobriram que esse elemento está diretamente ligado a resultados comerciais positivos, além de maior satisfação no trabalho e maior possibilidade de conseguir uma promoção.
De acordo com a psicóloga, aqueles que se sentem importantes no trabalho sentem que seus esforços são necessários e servem a um propósito. Contudo, ela destaca que raramente os profissionais conseguem visualizar o impacto gerado por eles – e a desconexão entre esforço e resultado aumenta o estresse e o esgotamento.
Para aumentar a motivação — sua ou de seus funcionários —, Kellerman e Grant compartilham três dicas que podem ajudar a trazer um maior senso de importância para o trabalho. Confira:
Compartilhe as histórias de quem foi impactado pelo trabalho
Segundo Grant, um experimento que ele realizou com o departamento de arrecadação de fundos da Universidade de Michigan pode ser observado como um exemplo da importância de conhecer o impacto do trabalho que você ou seus colaboradores realizam.
O psicólogo conta que percebeu que os funcionários do setor estavam desmotivados e imaginou que isso poderia ser resolvido se eles pudessem conhecer os destinatários do dinheiro que arrecadavam. Assim, ele levou alunos bolsistas beneficiados pela arrecadação de fundos e, mesmo com pouco tempo de contato, já foi possível observar o aumento de receita gerada pelo centro.
Por isso, não basta que os gestores articulem a importância do trabalho dos seus colaboradores: as histórias e os rostos destes beneficiários diretos precisam ser partilhados na organização, segundo Grant.
Use um “mapa de importância” para mostrar o efeito cascata do trabalho dos funcionários
Kellerman também sugere o uso de uma ferramenta para gerentes que ela desenvolveu com Seligman e outros pesquisadores: o “mapa de importância”. Ele consiste em um conjunto de círculos concêntricos (quando um está “dentro” do outro) no qual gestores podem mostrar os efeitos em cascata que o trabalho de cada funcionário tem na organização e fora dela.
O círculo mais interno contém o nome do funcionário e os valores que ele incorpora. Cada anel ao seu redor vai cada vez mais longe na organização, mostrando as equipes e os indivíduos nos quais seu trabalho tem impacto, até chegar ao último círculo, que trata dos resultados e das métricas da organização.
Outra dica é entrar em contato com as pessoas presentes em cada um destes círculos para obter histórias sobre como utilizam o trabalho realizado por um funcionário ou uma equipe específica, sugere Kellerman.
Gestão de pessoas:
Não espere que seus gerentes tomem frente da situação
Embora o senso de importância seja cultivado com mais sucesso quando vem de outras pessoas, você também pode tentar conseguir isso sozinho com “um pouco de trabalho de detetive”, diz Kellerman. Acompanhar suas realizações, seus marcos e o feedback que você recebe pode ajudá-lo a ver sua melhoria e impacto em tempo real.
Além disso, você pode agir para iniciar essa cultura de valorização na sua organização. “Mesmo que você não seja um gerente, faça isso pelos seus colegas”, diz a psiquiatra. Você pode pedir a seus colegas que façam uma troca sobre a importância uns dos outros para demonstrar apreço pelo trabalho de cada um.